17 de fevereiro de 2017

Gestantes de alto risco são atendidas com acolhimento e dignidade em Arapiraca

IMG_0046

A história da operadora de caixa Edilene Oliveira Santos, 30, poderia ter um final bem diferente se não fosse o acolhimento recebido no Espaço Nascer, unidade de referência à gestante de alto risco e pediatria, mantida pela Prefeitura de Arapiraca.

Grávida do primeiro filho, que receberá o nome de Carlos Davi, a arapiraquense diz ter superado um dos piores momentos de sua vida. No início da gravidez, ela foi diagnosticada com toxoplasmose, doença infecciosa que pode, inclusive, afetar o desenvolvimento do feto.

“Naquele momento senti que o mundo desabou sobre mim, pois achava que o sonho de ser mãe pela primeira vez aos trinta anos poderia ser interrompido ou que o meu bebê pudesse nascer com sérios problemas de saúde”, disse, emocionada, a operadora de caixa.

Trabalhadora assalariada e com o esposo vivendo apenas de “bicos” Edilene não tinha condições financeiras de arcar com as despesas do tratamento e, principalmente, com o acompanhamento obstétrico específico.

Foi aí que entrou em cena o trabalho realizado pela equipe do Espaço Nascer. Cercada por uma equipe multidisciplinar de profissionais, a gravidez de Edilene está sendo monitorada com exames complexos e tratamento adequado, inclusive psicológico.

“Aqui estou sendo acompanhada como uma rainha. As enfermeiras me ligam perguntando se estou bem, tiram minhas dúvidas e me atendem na hora que preciso. O Espaço Nascer me fez acreditar que o sistema de saúde pública funciona de verdade. Estou curada e ansiosa para a chegada do meu príncipe Carlos Davi”, frisou Edilene.

O ESPAÇO

De acordo com a coordenadora da Saúde da Mulher, Maria Luíza Oliveira, o Espaço Nascer é destinado às gestantes de alto risco, que são encaminhadas pela Atenção Básica para a complementação do pré-natal. No serviço, as usuárias dispõem de suporte com exames diagnósticos e laboratoriais, tudo acompanhado por obstetras e equipe multidisciplinar.

IMG_0083

As gestantes recebem serviços sociais e educacionais, a exemplo de palestras motivacionais e preparatórias, dinâmicas de grupo, contação de histórias, oficina de Shantala, massagem indiana destinada aos cuidados dos bebês. No local ainda são feitos testes rápidos para HIV, Sífilis e coleta de colpocitologia oncótica.

Além do atendimento às gestantes, o Espaço Nascer oferece consultas pediátricas para crianças de alto risco, com até dois anos de idade, incluindo portadoras de microcefalia, bem como crianças que necessitam de consultas encaminhadas pela Atenção Básica.

O Espaço Nascer funciona na Rua Floraci da Silva Barros, no Bairro Alto do Cruzeiro, e conta com obstetras, pediatras, assistente social e enfermeira obstetra, que acompanham as gestantes e os bebês até o sexto mês de vida.