11 de fevereiro de 2017

Folia de Rua 2017 homenageia o agitador cultural e maestro Miguel

Este arapiraquense emanava alegria, fato que combina com clima das prévias

miguel

Filhos do maestro Miguel de Oliveira Santos recebem
reverências no palco do Mercado (Foto: Samuel Alves)

Na noite desta sexta-feira (10), em meio à agitação da votação para elencar quem seria o Rei Momo e a Rainha do Carnaval do Folia de Rua 2017, houve uma devida homenagem.

O evento aconteceu no Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves, bairro do Centro, contando com um público participativo.

No meio dele, estavam os filhos do maestro Miguel de Oliveira Santos, que faleceu esta semana aos 75 anos de idade.

“Por ser um agitador cultural e importante agente na divulgação musical em nossa cidade, decidimos este ano homenageá-lo durante o Folia de Rua. Justamente porque ele era uma pessoa ativa, para cima, gostava que todos estivessem alegres ao seu redor. E esse é o sentimento propagado na nossa prévia carnavalesca”, diz o secretário Municipal de Cultura, Lazer e Juventude, Silvestre Rizzatto.

Ele chamou os filhos de Miguel ao palco do Mercado, onde acontecia o concurso de Rainha do Carnaval – um momento de pura emoção para os presentes ao evento.

maestro

O maestro Miguel se destacava em instrumentos
de sopro e mastro (Foto: Reprodução)

Marinângelo Cordeiro Santos, Maria Angélica Cordeiro Santos e Miguel Ângelo Cordeiro Santos foram até lá receber as homenagens direcionadas ao pai, com um buquê de flores e a saudação de toda a plateia.

“Ele era um músico e uma pessoa extraordinária. Para vocês terem ideia, no velório dele não houve tristeza, mas, sim, alegria, contando com muito chorinho e forró. Porque é isso que emana das pessoas, de vocês: a alegria. Meu pai fez de tudo para conduzir a Cultura local lá para o alto. E agora é onde ele está”, pontua o filho Marinângelo Santos, agradecendo as reverências.

O maestro Miguel era um dos grandes nomes da Cultura arapiraquense e atualmente integrava a Associação dos Pensionistas, Idosos e Aposentados de Arapiraca (Apiaar), realizando apresentações de chorinho com o grupo.

Ele era professor de sopro e mastro, tocando, sobretudo, clarinete e saxofone, instrumento este que o destacou. Miguel começou a estudar Música aos 6 anos de idade e foi aluno de Nelson Palmeira, autor do hino de Arapiraca.

miguel 2

O evento elegeu o Rei Momo e a Rainha do Carnaval do Folia de Rua 2017 (Foto: Samuel Alves)