7 de fevereiro de 2017

Arapiraca poderá ser o primeiro município em AL a implantar o COAPES

IMG_7205

Os estudantes da área da Saúde matriculados no campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) poderão, em breve, terem asseguradas as atividades práticas de qualidade na rede pública de saúde. O assunto foi pauta de uma reunião realizada nesta terça-feira (7) entre o prefeito Rogério Teófilo, a secretária municipal de Saúde, Aurélia Fernandes, e diretores da Ufal Arapiraca.

Na oportunidade foi discutida a viabilidade da adesão ao Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (COAPES), que se constitui num instrumento destinado a reger as relações entre as gestões do Sistema Único de Saúde (SUS) e os estabelecimentos de ensino superior que ofertam cursos de saúde, para garantir campo de prática aos alunos.

De acordo com a diretora geral do campus Arapiraca, Eliane Cavalcanti, e do diretor acadêmico Arnaldo Tenório, a adoção do COAPES garante uma série de benefícios, tanto para os estados e municípios, quanto para as instituições de ensino e seus alunos.

O COAPES e suas diretrizes foram instituídos através da Portaria Interministerial nº 1.127 de 06 de agosto de 2015 e se tornou uma exigência dos Ministérios da Saúde e Educação aos municípios onde funcionam cursos da área da Medicina. A medida faz parte das ações do Mais Médicos para viabilizar as mudanças no ensino da Medicina.

IMG_7225

NOVA REUNIÃO AGENDADA

Atento à sugestão dos diretores da Ufal, o prefeito Rogério Teófilo afirmou que a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, não medirá esforços no sentido de agilizar a adesão ao contrato. Para tanto, já agendou para a próxima terça-feira, às 14 horas no Centro Administrativo, uma nova reunião envolvendo representantes da Prefeitura e Ufal, entre eles os coordenadores dos cursos de Medicina e Enfermagem.

“Como educador e sonhador da Ufal Arapiraca não poderia deixar de apoiar algo tão importante para os estudantes da área de saúde que estudam no interior”, afirmou.

Para as instituições de ensino, o COAPES organiza e assegura a inserção dos estudantes no Sistema Único de Saúde (SUS) através de uma pactuação transparente e com maior estabilidade. Ele é um dispositivo importante para a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais que, na área da saúde, tem indicado a necessidade da integração com o SUS.