7 de fevereiro de 2017

Após entrega da imagem da padroeira, cavaleiros sentem Arapiraca mais abençoada

A emoção tomou conta do povo fiel em uma enorme procissão pelas ruas da cidade

padroeira1

Cavaleiros e amazonas em Bom Conselho-PE, de onde trazem
a imagem da padroeira rumo a Arapiraca (Foto: Antônio Lima)

 

Marcelo Leonardo de Oliveira, de 49 anos, é um dos fundadores da cavalgada que repete há 15 anos os passos dados pelo fundador de Arapiraca, Manoel André.

A tropa, sempre no dia 31 de janeiro, sai da cidade de Bom Conselho-PE carregando a imagem da virgem padroeira, fato este executado pela primeira vez ainda no século 19.

E esta já é uma tradição na vida de Marcelo, que é administrador de empresas. “No começo, eram 55 cavaleiros e amazonas e hoje temos mais de 200 deles”, diz.

Esse número aumentou porque muitos fiéis – que fazem o mesmo percurso de Manoel André por cerca de 100 km a cavalo – agora trazem consigo os seus filhos e filhas na montaria. É o caso de Pedro Lucas, de 13 anos, e Marcos Vinícius, 19.

“É um prazer ter os garotos ao meu lado nessa trilha até Arapiraca. Dessa forma, eles vivenciam a história como foi contada outrora. Saímos de Bom Conselho-PE, passamos por Rainha Isabel-PE, Palmeira dos Índios-AL e Igaci-AL, até chegar na nossa cidade. Assim que entregamos a réplica da imagem, notamos que fizemos o nosso papel e sentimos o município, o povo mais abençoado”, conta.

Para ele, o trajeto representa o símbolo da fé de todo arapiraquense. “Pessoas choram quando passamos. Tocam a imagem e realmente se sentem amparadas”, conclui.

bencao

Prefeito Rogério Teófilo recebendo as bênçãos do bispo dom Valério Brêda
(Foto: Antônio Lima)

 

Na vinda até Arapiraca – que contou com o apoio das Superintendências Municipais de Transporte e Trânsito (SMTT) e Polícia Militar (PM) de Alagoas e Pernambuco –, havia 20 caminhões-pipa para dar água aos animais. No caminho, também existiam paradas estratégicas para o bate-sela, momento em que os animais bebem água e fazem suas necessidades fisiológicas, bem como se alimentam de feno e ração, sob os olhares dos tratadores.

Para a amazonas Mariane Barbosa Albuquerque Cardoso, de 18 anos, o contato com o animal é também muito significativo.

“É uma ligação muito forte que sentimos. Além da fé que nos move para essa cavalgada, há toda uma paixão pelo cavalo e por estarmos perto dos amigos. É também um momento de confraternizar”, comenta ela, que é estudante de Medicina Veterinária.

Essa foi a terceira vez que ela participou do evento organizado pela Associação dos Criadores dos Cavalos de Sela de Arapiraca (Acesa), apoiado pela Prefeitura.

“Quando chegamos em nossa cidade, percebemos a devoção e o fervor que existem em volta de Nossa Senhora do Bom Conselho. Somos verdadeiramente abençoados! E, assim que a entregamos às autoridades religiosas e políticas, já queremos que o ano passe logo para realizarmos de novo o percurso de Manoel André, o que muito nos deixa honrados e honradas”, finaliza.

O ato sacramental, com efeito, se deu na última quinta-feira (2) na concatedral, situada no Largo Dom Fernando Gomes, bairro do Centro, contando com mais de 10 mil pessoas na procissão e missa campal (veja aqui, aqui e aqui).

padroeira5

Amazona pedindo proteção durante o trajeto que reproduz os passos
do fundador de Arapiraca, Manoel André (Foto: Antônio Lima)