23 de fevereiro de 2017

Ação pré-carnavalesca de promoção da saúde encerra seu calendário de atividades nesta quinta

Uma parceria da Secretaria Municipal da Saúde e outros órgão atuam na prevenção da saúde em ação pré-carnavalesca

IMG_0708

Ação pré-carnavalesca  de promoção da saúde,  idealizada pela Secretaria Municipal de Saúde, encerra as atividades  nesta quinta-feira (23), após quatro dias  de uma extensa programação, oferecendo serviços assistenciais e educacionais à população.

As atividades aconteceram em empresas locais, intituladas de “Empresas Promotoras da Saúde”, e que têm grande fluxo de pessoas. Em cada local foram montadas tendas oferecendo diversos serviços, a exemplo de aferição da pressão arterial, exame de glicemia, testes de HIV, Sífilis e Hepatite B e C. Durante a ação,  mais de 1000 pessoas foram atendidas.

Williany Cristina da Silva, 31, Auxiliar Administrativa,  conta que a ação pré-carnavalesca é muito bem vinda. Além dos exames,  recebeu todas as orientações das técnicas de enfermagem. “Eu aproveitei para fazer todos os exames aqui disponíveis. É uma ótima oportunidade para verificar como está a minha saúde. E a vantagem é que o resultado sai na hora. E ainda fui orientada pela enfermeira”, ressaltou.

IMG_0722

Além do atendimento com a realização de exames, a população também recebeu orientações  sobre prevenção de acidentes de trânsito, manutenção e cuidados com o veículo, reciclagem dos pneus,  problemas com uso exagerado de bebidas alcoólicas, cuidados para evitar focos do mosquito Aedes Aegypti e  prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST`s), com distribuição de preservativos.

Nesta quinta,  a ação foi promovida no Posto Jota Pinto, localizado na rodovia AL-110.  Durante toda a programação, a Secretaria de Saúde contou com a parceria  do  Detran/AL, Serviço Social de Transporte / Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT), Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Departamento de Estradas e  Rodagens (DER-AL), Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde Ufal) e a Coordenação de Doenças Crônicas e a  de DST/AIDS.

IMG_0695

Autor: Ana Cavalcante