19 de janeiro de 2017

Profissionais da saúde participam de  workshop no Centro de Referência Integrada de Arapiraca

Dengue, Chikungunya, Zika e Mayaro foram tema do evento

Samuel AlvesIMG_3674

Um workshop de capacitação, com o tema “Dengue, Chikungunya, Zika e Mayaro/Sífilis”, destinada a médicos e enfermeiros está acontecendo nesta quinta-feira (19), no Centro de Referência Integrada de Arapiraca (CRIA). O evento é uma parceria da Secretaria de Estado da Saúde de AL (Sesau/AL), do Conselho Regional de Medicina do Estado de Alagoas (CREMAL) e dos municípios alagoanos que compreendem a 7ª Região de Saúde, com sede em Arapiraca.

O evento conta com o apoio da Secretaria de Saúde de Arapiraca, que convocou a participação de médicos e enfermeiros para participarem da capacitação, que faz parte do programa de Educação Continuada do CREMAL. A secretária de Saúde do Município, Aurélia Fernandes, no momento da abertura do evento, destacou a importância da participação dos profissionais de saúde no workshop.

Também estavam presentes Alceu Pimentel, conselheiro do CRM/AL e presidente do Conselho Federal de Medicina, Fernando Pedrosa, presidente do Conselho Regional de Medicina e Ana Lúcia Alves, Coordenadora de Vigilância Epidemiológica. Todos reforçaram a importância da participação dos profissionais da saúde em programas de capacitação, com o objetivo de conhecer melhor os problemas causados pelo Aedes Aegypti para melhor atender a população.

Entre os expositores do workshop estão os médicos infectologistas José Maria Constant, Fernando Pedrosa e André Beltrão, apresentando os temas: Etiologia, epidemiologia e clínica; Diagnóstico, tratamento e profilaxia e  Sífilis – Clínica, diagnóstico e tratamento.  Os participantes do evento ainda  acompanham  apresentação  da situação das notificações e exames, com a enfermeira Núbia Araújo.

“Ainda estamos conhecendo a realidade da Secretaria de Saúde neste primeiro mês de gestão, mas já reconheço prioridades. E nesse caso, acredito ser um momento de valorização e formação dos profissionais de saúde para melhor trabalharem com os aspectos que acompanham o problema que envolve o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da zika, dengue, chikungunya, febre amarela e mayaro. Uma vez que os conhecimentos adquiridos refletem nos usuários, que é o objetivo da Secretaria de Saúde.”, explicou Aurélia Fernandes.

 

Autor: Ana Cavalcante