30 de janeiro de 2017

Criadores enviam animais a Bom Conselho para início da Cavalgada da Padroeira

William RochaEmbarque dos animais para mais uma cavalgada

Embarque dos animais para mais uma cavalgada

A devoção à Nossa Senhora do Bom Conselho fará com que cavaleiros e amazonas se desloquem a cidade pernambucana, que leva o mesmo nome, para que em romaria tragam a imagem da santa padroeira até Arapiraca para abençoar o município.

Os animais partiram para Pernambuco nesta segunda-feira (30), logo após o café da manhã oferecido aos participantes e imprensa pela Associação dos Criadores de Cavalos de Sela de Arapiraca (Acesa). Na terça-feira (31) será a vez dos cavaleiros e amazonas partirem à cidade de Bom Conselho.

De acordo com o presidente da Acesa, Benedito Lourenço, cerca de 200 animais farão o trajeto da cidade pernambucana até Arapiraca, tendo ainda outras 400 pessoas dando apoio, entre eles veterinários, tratadores, casqueadores e criadores.

O secretário municipal de Cultura, Lazer e Juventude, Silvestre Rizatto, aproveitou a oportunidade para desejar boa sorte aos que participarão do cortejo dos cavaleiros e amazonas à Santa nos três dias de romaria.

Fazendo a sua primeira cavalgada em romaria, o cavaleiro Alex Alves, 29 anos, do Grupo de Cavalgadas Manda Boi, falou sobre a experiência, da sua devoção e influência que teve para participar daquele momento, que segundo ele, ímpar em sua vida.

“Sou adepto de cavalgadas há quase dez anos, vivo esse sentimento constantemente, mas por ser a primeira vez nesse trajeto e ainda por cima trazendo a imagem da nossa santa padroeira, nessa romaria, me faz sentir aquele nervosismo e um frio gostoso na barriga por carregar tanta responsabilidade”, afirmou.

“Sempre quis fazer essa homenagem, mas por motivos de trabalho nunca pude realizar esse grande sonho. Mas esse ano eu pude me organizar melhor e pela insistência dos meus companheiros do Grupo Manda Boi estou aqui para cumprir essa graça e pedir a benção a Nossa Senhora do Bom Conselho”, destacou o cavaleiro.

Esse ano também marca a estreia do jovem cavaleiro Igor Cajueiro, de 12 anos, na romaria. O garoto acompanhará toda a cavalgada montado em seu cavalo ao lado dos seus familiares, amigos e participantes.

William RochaJovem cavaleiro observa o embarque dos animais para Bom Conselho

Jovem cavaleiro observa o embarque dos animais para Bom Conselho

“É a primeira vez que ele está indo. O Igor já monta há algum tempo e esse ano me pediu pra fazer essa homenagem a Nossa Senhora do Bom Conselho”, apontou o pai Diogo Cajueiro.

A cavalgada inicia às 15h desta terça-feira (31), na cidade pernambucana de Bom Conselho, logo após a santa missa. A chegada na Concatedral está prevista para às 15h da quinta-feira (2), onde acontecerá a celebração do culto de benção a cidade de Arapiraca.

Autor: William Rocha