21 de dezembro de 2016

SMTT realiza curso para Condutor de Veículos de Emergência em Arapiraca

DSC_0336

Agentes de Autoridade de Trânsito (AAT) da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) estão participando, pela primeira vez, do curso de Condutor de Veículos de Emergência, em parceria com o SEST/SENAT, nas sedes dos dois órgãos, até o próximo dia 28 deste mês, das 8h às 16h30.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), veículos de emergência são os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias, inserindo os do Samu.
O artigo 29 no inciso VII estabelece que esses veículos além de terem prioridade de trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência e devidamente identificados na forma estabelecida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

A capacitação dos agentes de trânsito é uma das marcas de trabalho do superintendente Ricardo Teófilo, que buscou parceria com órgãos de educação para o trânsito para incentivar o aperfeiçoamento profissional dos servidores da SMTT.

“É de uma importância muito grande prepararmos os agentes de trânsito para que eles exerçam da melhor forma possível suas atividades e prestem um serviço de melhor qualidade no trânsito de nossa cidade”, afirmou Ricardo Teófilo.

Conteúdo programático

Com carga horária de 50 horas, o curso de CVE tem as disciplinas de Legislação de Trânsito, Direção Defensiva, Noções de Primeiros Socorros, Respeito ao Meio Ambiente e Convívio Social no Trânsito, e Relacionamento Interpessoal.

DSC_0339

As aulas são ministradas pelo instrutor do SEST/SENAT, Alexandre Rosa, da unidade do município de São Miguel dos Campos.

“O curso exigido pela legislação é muito importante para que o agente de trânsito exerça sua função melhorando a qualidade do serviço prestado à população, e também se prepare para a prevenção da vida no trânsito”, afirmou Alexandre Rosa.

Com três anos de SMTT, convocado no último concurso público, o agente de autoridade de trânsito Fábio Rocha, 34 anos, está aproveitando bem as aulas.

“É um curso necessário para a nossa formação e que será determinante para que possamos conduzir os veículos de emergência com experiência e os cuidados exigidos pela legislação”, declarou Rocha.

Para o veterano agente de trânsito Kerlisson de Sousa, 30 anos, com experiência de cinco anos no órgão municipal, o curso é primordial para o aprimoramento profissional.

“O trânsito é um desafio diário e fazer um curso como este é de extrema importância para que possamos saber conduzir um veículo de emergência, respeitando todos os procedimentos exigidos pela legislação”, concluiu Sousa.