1 de dezembro de 2016

Projeto literário em Arapiraca trabalha os valores da Metodologia Liga Pela Paz por meio de contos

 

4e53c8f4-7ebf-48f6-bd27-d06511f2fc1c

A Escola de Ensino Fundamental Governador Divaldo Suruagy, em Arapiraca, realizou nesta sexta-feira (25) a culminância do projeto literário “Contando, Cantando e Encantando”, que este ano teve como tema os valores humanos nos contos de fadas.

Desde 2014 o projeto foi implantando na escola e já vem dando resultados positivos, assim como a Metodologia Liga Pela Paz, programa de Educação Emocional e Social fruto de uma parceria entre Secretaria de Estado de Prevenção a Violência (Seprev), Secretaria Municipal de Educação arapiraquense e organização Inteligência Relacional.

“Temos visto nossas crianças crescerem, lerem, alfabetizarem suas emoções. A união do projeto literário com a Metodologia Liga Pela Paz potencializou a aprendizagem deles. A gente vê a transformação não só em nossos meninos e meninas, mas também na comunidade”, disse a diretora Terezinha Juca de Souza Silva.

diretora terezinha

E completou: “Os pais de nossos alunos são presentes, mas a metodologia os tem trazido cada vez mais para nossa escola”.

A secretária Municipal de Educação, Maria Gorete Queiroz, como também o coordenador local da metodologia, Gleyson Amaral, e uma das consultoras pedagógicas da Liga, Rosângela Rosa, estiveram presentes para prestigiar as apresentações. Na oportunidade, Maria Gorete destacou um dos principais papeis da escola na formação dos alunos.

6e13e69d-900c-44f8-a1f8-25a92c544ca1

“A escola também tem como finalidade humanizar as pessoas. E o programa de Educação Emocional e Social com seus temas transversais tem colaborado muito com o nosso ensino”, pontuou.

Ao longo deste ano, professores e alunos trabalharam em sala de aula as histórias escolhidas por cada turma para depois apresentarem por meio de peças teatrais, cantigas e exposições orais e de cartazes nos corredores da escola.

Embasados na Liga Pela Paz, os alunos do 4º ano representaram por meio do teatro a valorização, respeito e acolhimento do diverso tendo como ilustração a estória da “Menina Bonita do Laço de Fita”.

professora alessandra

“Essa história fala da diversidade racial e da valorização do negro. E a metodologia traz muito essa questão. Nossas crianças são uma mistura de raças e elas começaram a perceber que a humanidade é feita de uma raça só”, declarou a professora Alessandra Honorato.

Além da peça, eles cantaram uma música personificados com os personagens da Liga Pela Paz.

“Os personagens da metodologia são muito distintos. Cada um tem suas características físicas e culturais bem marcantes, então os alunos começaram a se identificar e ver que todos nós temos nosso lugar no mundo”.

Antes do programa de Educação Emocional e Social ser implantado na rede de ensino municipal de Arapiraca, já havia também na escola Divaldo Suruagy uma gincana voltada ao desenvolvimento das relações humanas, que já está em sua 7ª edição.

coordenadora lúcia helena

A Liga Pela Paz, segundo a coordenadora Lúcia Helena Gomes Bezerra, veio como um instrumento de amplificação da construção da cidadania.

“A gente faz a gincana com os alunos do 5º ao 9º ano. E as crianças menores com a metodologia foram integradas a essa atividade por meio das aulas de Cultura de Paz e Não Violência, uma vez que é disso que nós já falávamos com a garotada. A Liga só enriquece o nosso trabalho”, finalizou.