27 de dezembro de 2016

Célia e prefeitos pedem a Temer antecipação dos recursos da repatriação

ce

Fotos: Márcio Ferreira (Secom)

Em sua primeira visita a Alagoas como presidente da República, Michel Temer foi recebido, nesta terça-feira (27), em Maceió, pelo governador Renan Filho, vice-governador Luciano Barbosa, ministros, deputados federais, estaduais e uma comitiva de gestores municipais, incluindo a prefeita de Arapiraca, Célia Rocha, que solicitaram a liberação dos recursos da repatriação para tentar equilibrar as finanças neste fim de ano.

O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), prefeito de Jequiá da Praia, Marcelo Beltrão, lembrou ao presidente Temer que dia 30 de dezembro, data estipulada pelo governo federal para o repasse, é feriado bancário, o que, segundo ele, deve inviabilizar compromissos assumidos pelos prefeitos que estão deixando o cargo no dia 31.

“Em razão disso, solicitamos que o governo possa antecipar em um dia a liberação dos recursos da multa da repatriação”, argumentou Beltrão.cell

 

“Os prefeitos que estão completando mandato agora sofreram a maior crise financeira dos últimos 50 anos”, reconheceu o ministro do Desenvolvimento Agrário, Osmar Terra, também presente no evento ao lado dos alagoanos e ministros dos Transportes, Maurício Quintela, e do Turismo, Marx Beltrão.

cel

Na oportunidade, Temer afirmou que, desde que assumiu a Presidência, a União somente seria forte com Estados e municípios também fortes.

O presidente falou das mudanças na Lei da Repatriação que permitiram a divisão com essas unidades a não apenas 15% do imposto devido, mas também 15% da multa, que ficaria com a União.

Ainda durante a solenidade, ocorrida no Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Maceió, o presidente Temer assinou a liberação de mais de R$ 700 milhões para investimentos em obras contra a seca para 15 estados, incluindo R$ 60 milhões para Alagoas.

Agapi

celosmar

A prefeita Célia Rocha, que estava acompanhada da secretária de Planejamento, Cícera Pinheiro, acompanharam a comitiva presidencial também foram recebidas pelo ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, que mais uma vez lembrou do protagonismo da gestão de Célia com a implantação do Programa Arapiraca Garante a Primeira Infância (Agapi).