5 de dezembro de 2016

Campanha do Laço Branco fortalece ações contra a violência à mulher

A partir desta segunda-feira (5) até a próxima quarta-feira (7), a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, vai realizar a Campanha do Laço Branco com ações de fortalecimento contra a violência à mulher. As atividades como palestras de conscientização irão acontecer em empresas de Arapiraca e terá um momento no Centro Administrativo, no bairro Santa Edwiges, nesta terça-feira (6), às 8 horas.

A data é histórica porque lembra o assassinato de 14 mulheres, no Canadá, por entrarem na faculdade de engenharia. Marc Lepine considerou “invasão” das mulheres no que ele entendia como ‘universo masculino’. Ele as matou e depois se suicidou.

A tragédia ficou conhecida mundialmente como “Massacre de Montreal”. A partir daí, um grupo de homens canadenses criou um movimento para mostrar que há homens que cometem crime contra mulheres, entretanto há outros homens que repudiam essa atitude.

c28c249d57

A atitude pela paz ganhou o nome de “Campanha do Laço Branco – Homens pelo fim da violência contra a mulher”, comemorada mundial nesta terça-feira (6). A equipe da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres vai levar o laço branco para os homens que trabalham nas empresas Asa Branca e Atacadão nesta segunda-feira. As ações terminam na quarta-feira (7) com a visita ao Grupo Coringa.

“É muito importante fazemos essa ação nas empresas para mostrar aos homens que a violência contra a mulher é uma realidade da nossa sociedade e com essa demonstração de conscientização os próprios homens que praticarem qualquer tipo de violência em casa poderão acabar com essa brutalidade e passar a respeitar a companheira, dando-lhe o devido respeito”, declarou Hyseth de Fátima Santos.

De acordo com a secretária de Políticas para as Mulheres, a campanha tem o objetivo de sensibilizar, envolver e mobilizar o público masculino para o uso do laço branco, que simboliza a não-violência de qualquer natureza contra as mulheres.

c6ed2c2cd1

Por determinação da secretária Hyseth de Fátima, o laço branco está sendo distribuído em todas as secretarias e órgãos municipais para os servidores da Prefeitura de Arapiraca.