9 de novembro de 2016

Uso e abuso de álcool e outras drogas é tema de formação para os profissionais da Educação

15046313_1126968850713998_596722247_n

A equipe multidisciplinar e demais profissionais da Secretaria Municiapal de Educação (SME) participam nesta quarta-feira (8) da formação “Conversando sobre o uso e abuso do álcool e outras drogas: um olhar pedagógico sobre o tema” na Escola do Governo.

A formação está sendo promovida pelo Projeto Redes/Senad/MJ/Fiocruz, que realiza em Arapiraca uma articulação intersetorial de políticas sobre o tema, por meio do Comitê Gestor de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas implantado no município, como também pela SME e pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Desde março deste ano, capacitações vêm sendo realizadas com alguma equipes, como a exemplo da SMS e da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

Além a equipe multidisciplinar e profissionais das secretarias envolvidas com o projeto, também foram convidados para participar desse momento coordenadores e gestores das escolas do município, a secretária da SME, Maria Gorete Queiroz; a presidente do Comitê Gestor de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas em Arapiraca, Clédja Almeidaos; os Anjos da Paz da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), o coordenador local do Programa de Educação Emocional e Social e um dos integrantes da equipe multidisciplinar de Educação, Gleyson Amaral, e o coordenador do Centro de Acolhimento (CDA) em Arapiraca, Thomas Artur.

14996542_1126968694047347_722102118_n

“A partir de uma das reuniões do Comitê Gestor algumas formações foram ofertadas e aí surgiu a oportunidade de ter essa formação com a Educação. O que a gente vivencia nas escolas tanto com a Metodologia Liga Pela Paz, quanto pela equipe multidisciplinar da SME é que o problema do álcool e das outras drogas está muito presente no cotidiano dos alunos e isso influencia diretamente no rendimento escolar dessa garotada e os nossos profissionais precisam ser capacitados para lidar com isso”, disse Gleyson Amaral.

Ao longo de todo o dia, os convidados debaterão com a psicóloga Valdiza Soares, referência para a saúde mental infanto-juvenil do Recife (PE).

“Crack, É possível Vencer”

A presidente do Comitê Gestor de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas em Arapiraca, Clédja Almeida, pontua que desde 2013 o munípicio fez adesão ao Programa “Crack, É possível Vencer” e reuniões estão sendo realizadas, assim como oficinas, rodas de conversa, forúns e seminários em parceria com o Projeto Redes para qualificação dos profissionais.

15050125_1126967690714114_2021230037_n

“Já tivemos um momento como esse com o Centro Pop, com o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas, com toda a sociedade sobre a política de Drogas e sempre focado na pessoa, porque às vezes a gente acaba focando somente na droga”, afirmou Clédja Almeida.