11 de outubro de 2016

Saúde Mental é tema de palestra para usuários do CAPS AD e alunos do curso de enfermagem

14593531_654715258039224_72674786_n (1)

 

Descontruir preconceitos. Com este objetivo, realizou-se nesta terça-feira (11), em uma das salas da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), campus Arapiraca, uma roda de conversa sobre os cuidados com a saúde mental, em alusão ao Dia Mundial da Saúde Mental, comemorado nesta segunda, dia 10, como também sobre prevenção às drogas.

A mesa-redonda, promovida pela Prefeitura de Arapiraca, por meio do Centro de Atendimento Psicossocial de Arapiraca (CAPS AD), em parceria com os professores do curso de enfermagem da Ufal, também contou com a presença dos alunos do curso, profissionais e usuários do CAPS AD.

Segundo Wagda Costa, diretora do CAPS AD, a intenção é de não só quebrar os preconceitos, como também deles conhecerem a universidade.

“A gente tem que mostrar pra sociedade que é possível a reinserção social dessas pessoas que são marginalizadas por serem dependentes de alguma droga lícita ou ilícita. Também estamos aqui para escutá-las e falar da importância da saúde mental, afinal de contas a dependência química está classificada como um transtorno mental e é uma doença crônica que pode ser tratada e controlada tendo a família e a sociedade como atores importantes desse processo”, disse Wagda.

 

Para Crislaine Eules, uma das professores à frente do encontro, não existe saúde sem saúde mental.

“Todo o contexto frenético no qual estamos inseridos traz muitos reflexos para nossa saúde mental e este é um momento diferenciado para nossos alunos e usuários do CAPS AD, pois eles poderão despertar para uma visão mais ampla e menos estigmatizada”, afirmou Crislaine.

Em média 30 pessoas entre menores de idade e 70 anos compareceram ao encontro na universidade, que durou cerca de 1h30min.

Geralmente, os alunos é que são inseridos na realidade do Centro de Atendimento Psicossocial de Arapiraca.