19 de outubro de 2016

Programa de assistência rural já fez aragem em 21 mil tarefas

Também foram construídos e ampliados 150 reservatórios de água

A Prefeitura de Arapiraca, por meio do Programa de Assistência e Extensão Rural da Secretaria Municipal de Agricultura, já fez aragem em 21 mil tarefas de terra, beneficiando pequenos e médios produtores.

Com recursos da própria municipalidade e também de convênios com o governo federal, foram adquiridos dez tratores com pneus e gradagem para o trabalho no campo, bem como a compra de duas motoniveladoras, cinco tratores de esteira, uma caçamba, um caminhão-pipa, um caminhão- prancha, uma pá-carregadeira, duas retroescavadeiras, duas picapes e uma moto.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Rui Palmeira de Medeiros, o trabalho de aragem de terra teve início no ano de 2013, seguindo uma determinação da prefeita Célia Rocha, e já atendeu mais de 2.400 famílias de agricultores com propriedades que variam de uma até 20 tarefas de terra em toda Arapiraca.

Ele adiantou que as ações ainda contaram com o apoio de uma motoniveladora, cedida em parceria pela Secretaria de Obras e Viação, além de dois tratores de esteira.

Construção e limpeza de barragens

Matéria Barragem

Rui Palmeira de Medeiros revelou, ainda, que além do trabalho de aragem de mais de 21 mil tarefas de terras, a prefeitura realizou ações de assistência e extensão rural com a limpeza, ampliação e construção de 150 barragens nos sítios e povoados de Arapiraca.

“Os técnicos e veículos foram utilizados, e continuam à disposição dos agricultores, para o preparo do solo, limpeza e construção de reservatórios de água”, acrescentou o secretário de Agricultura, salientando que, nos próximos dias, o município receberá uma máquina perfuratriz.

O equipamento servirá como aliado do homem do campo para enfrentar os drásticos efeitos gerados pelos períodos longos sem chuvas na região.

As máquinas auxiliam nos serviços de limpeza dos reservatórios para o armazenamento de água no período chuvoso e, com isso, beneficiar os agricultores em pequenas irrigações e, também, para saciar a sede dos animais.

Mais benefícios

Em parceria com cooperativas, sindicatos e a Federação das Associações Comunitárias (Facomar), a Prefeitura de Arapiraca, por intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura e governo federal, também adotou o Programa de Habitação Rural com a construção de 50 moradias nas comunidades de Mundo Novo, Capim e Lagoa Cavada.

Criado com o objetivo de diversificar a produção de alimentos na zona rural de Arapiraca, o projeto do Cinturão Verde continua ampliando suas ações com a implantação de novas culturas em diferentes povoados do município.

O projeto se estende por uma área de mais de 180 hectares em 19 povoados, beneficiando 210 famílias de pequenos produtores rurais.

Desde a primeira gestão da prefeita Célia Rocha que o Cinturão Verde vem recebendo apoio com projetos de irrigação e assistência técnica.
Referência em todo o Nordeste, o projeto do Cinturão Verde de Arapiraca, além da produção de hortaliças e leguminosas, incluindo o abastecimento em mais de 90% do mercado de Maceió, por determinação da prefeita Célia Rocha e do secretário Rui Palmeira Medeiros, engenheiros-agrônomos e técnicos da Prefeitura de Arapiraca dão total apoio e assistência técnica aos camponeses.

Os alimentos são comprados para reforçar a merenda escolar, o cardápio do Restaurante Popular Jerimum e ainda a prefeitura organiza, todos os sábados, a Feira Popular da Agricultura Familiar, no Parque Ceci Cunha.