4 de outubro de 2016

Arapiraca abre Outubro Rosa com prevenção a câncer de mama

IMG_2689

O câncer de mama é uma das preocupações constantes que toda mulher deve ter. Anualmente, elas têm que fazer o exame preventivo.

No entanto, isso ainda não é tão recorrente, apesar de toda a informação disseminada em publicidades e campanhas educativas.

Reforçando esse acesso ao conhecimento, neste mês, Arapiraca está realizando o movimento “Outubro Rosa”.

Foi dado início a ele nesta terça-feira (4), no auditório do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (Cria), com uma importante palestra para médicos e médicas das 41 Unidades Básicas de Saúde (UBS), a respeito da necessidade de prevenção do câncer de mama.

Por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a empresa farmacêutica Roche, ministraram a conferência a oncologista Berta Baere e a mastologista Ajeany Mendes, sob os olhares do dr. Sérgio Mendes, gerente de Acesso Público da Roche.

“O câncer de mama não é hereditário e pode ser curado, se descoberto no início. Por isso que é tão importante esse trabalho de prevenção nas UBS municipais”, diz Berta Baere, ressaltando a mamografia nesse processo todo.

Estiveram à frente desta abertura do Outubro Rosa a coordenadora da Saúde da Mulher, Pollyana Vasconcelos, a diretora de Atenção Básica, Rafaella Albuquerque, e a coordenadora da Rede de Doenças Crônicas, Jéssyca Bezerra, atentando que Arapiraca recentemente fez a contratualização da sua Rede de Oncologia.

Isso vai melhorar o encaminhamento de pessoas diagnosticadas ou com suspeita de câncer de mama, pois o sistema mudou todo o fluxo do serviço. Agora, o médico que identificar a possibilidade de um tumor em seu princípio já poderá indicar o paciente ao Hospital Chama e ao Hospital Afra Barbosa para se tratar, sem tanta burocracia.

Nas 41 UBS da cidade, haverá o Dia D do Outubro Rosa em cada uma. Mas é imprescindível frisar os três mutirões que acontecerão no dia 13 na UBS Verdes Campos, no dia 20 na UBS Primavera e dia 27 na UBS Planalto.

Sírio-Libanês

Complementando parte da programação deste mês, ocorrerá também a Validação dos Protocolos da Atenção Básica, realizada por equipes do Hospital Sírio-Libanês, que escolheu Arapiraca e mais outros 19 municípios-referência no país para isso.

O primeiro protocolo será nos dias 18 e 19 sobre Saúde da Mulher. O restante se dará nos próximos três meses.

IMG_2699