2 de junho de 2016

São João de Arapiraca 2016 terá bandas de forró e trios pé de serra

BANDAS

Além das atrações do Polo Multicultural – dando voz e vez ao cenário alternativo de Arapiraca em pleno festejo junino –, o município terá também em sua programação uma vasta gama de bandas de forró e trios pé de serra.

Respondendo aos respectivos editais lançados no mês passado, os grupos locais se inscreveram e foram habilitados e selecionados após rigorosa análise técnica – tanto musical quanto documental – por parte da comissão julgadora formada por membros da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) e músicos arapiraquenses convidados para a banca.

As 12 bandas de forró que deixarão a festa ainda mais animada este mês no “São João de Arapiraca – Terra de Mulher Arretada” são: José Orlando; Borba de Paula; Banda Fascínio; Forró do Tchê; Pascoal; Expresso Forronejo; Advogados do Forró; Lennon Menezes; Tampa de Baú; Jessika e Banda; Dona Flô; e Forró D’Ellas (veja aqui).

Já no quesito resgate às tradições nordestinas, teremos 26 trios pé de serra. São eles os de: Afrísio Acácio; Ditinha da Sanfona; Bastinho da Sanfona; Moreira do Acordeon; Miguel Vieira; Davi e Seu Regional; Severo do Acordeon; Mauro Maia; Radielson Vieira; Neto do Acordeon; Aparecido Brasil; Forró Quentinho; Xote@.com; Capitão do Forró; Moisés do Acordeon; Souza do Acordeon; Forró Fiando; Victor Jordão; Severino do Papel; Tânia Dules; Forró e Chamego; Neide Morena; Flor da Poesia; Forró Suado; Arnaldo Vieira; e Biu da Sanfona (veja aqui).

Captado em uma parceria entre a Prefeitura de Arapiraca e o Ministério da Cultura (MinC), para as bandas de forró, haverá um montante de R$ 84 mil e, para os trios pé de serra, R$ 62,4 mil.

Por sua vez, dois polos serão direcionados para eles: um, o “Arraiá Central”, em frente ao Ginásio João Paulo II, no Parque Municipal Ceci Cunha, e o outro, o “Forró no Mercado”, no Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves, ambos no bairro do Centro.

A programação oficial completa do São João 2016 será divulgada na próxima segunda-feira (6), em coletiva de imprensa, na Casa da Cultura.