2 de junho de 2016

Prefeitura entrega coletores papa-pilha em diversos estabelecimentos

IMG_5049

Fazendo alusão à Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura de Arapiraca está entregando durante este período diversos coletores papa-pilha nos mais variados estabelecimentos para o descarte de pilhas e baterias usadas, a fim de que sejam jogadas nos locais adequados para o futuro manejo.

Nesta quinta-feira (2), o vice-prefeito Yale Fernandes esteve na ação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento (Semasa) realizada no supermercado BellaCompra, no bairro Alto do Cruzeiro.

Além deste local, os coletores ficarão no Colégio Bom Conselho; Procon; Planetário Digital e Casa da Ciência; Casa da Cultura e Biblioteca Municipal Prof. Pedro de França Reis; Construtora Relevo; Centro de Referência em Assistência Social (Cras), no conjunto Brisa do Lago; Centro Administrativo Antônio Rocha; Escola Alternativa; Escola de Ensino Fundamental João Batista Pereira da Silva; Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal); supermercado Super 15; e todos os supermercados da rede Unicompra.

“É de fundamental importância uma iniciativa como esta, que tem ainda o apoio do IMA [Instituto de Meio Ambiente]. Estas pilhas recolhidas serão encaminhadas para o instituto, que aplicará o devido fim a elas. Geralmente, a população as joga no lixo comum, mas isto é errado, por conta das propriedades químicas que estas pilhas carregam”, diz Yale Fernandes.

O vice-prefeito estava ao lado do secretário da Semasa, Ivens Barbosa Leão, que reiterou a parceria com o Unicompra – a qual o BellaCompra faz parte. Na oportunidade, o diretor de marketing da rede, Rusijânio Lúcio, o Titio enfatizou que eles possuem também uma campanha chamada “Recicle Com o Coração”.

No ato da compra, o cliente que trocar a sacola plástica por uma caixa de papelação, recebe um cupom para concorrer a R$ 100 de feita no supermercado.

IMG_5037

Programação sustentável

Nesta sexta (3) às 8h30, as atividades acontecem no Ginásio João Paulo II, no Parque Municipal Ceci Cunha, bairro do Centro, com caravanas do Instituto de Meio Ambiente (IMA) e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, palestras da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e da CAB Águas do Agreste, com direito a distribuição de material educativo.

Haverá ainda arborização no Bosque das Arapiracas e uma de mesa expositiva com informes sobre a dengue e animais peçonhetos, apresentados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

No Dia Do Meio Ambiente, domingo (5), ocorrerá mais uma vez arborização no Bosque e o “1º Eco Bike”, evento ciclístico que sai às 7h30 do local com destino à Serra dos Ferreiras onde está o Memorial da Árvore Centenária de Arapiraca, símbolo histórico inaugurada no último mês de fevereiro.

Concluindo as ações sustentáveis, no dia 8, acontecerá nova arborização, desta vez no Corpo de Bombeiros e no 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Alagoas.

A “Semana do Meio Ambiente” tem ainda as parcerias das secretarias Municipais de Saúde (SMS), de Esporte e Lazer (Smel), de Educação (SME) e de Cultura e Turismo (Sectur), com o apoio da CAB Águas do Agreste e da rede de supermercados Unicompra.