20 de maio de 2016

Vacinação contra a influenza A/H1N1 em Arapiraca ultrapassa meta nacional

IMG_0567

Chega ao fim, nesta sexta-feira (20), a campanha nacional de vacinação contra a influenza A/H1N1. O Ministério da Saúde (MS) tem como meta vacinar, pelo menos, 80% das 49,8 milhões do público-alvo da campanha.

Em Arapiraca, as Unidades Básicas de Saúde do município já ultrapassaram a meta nacional ao vacinar 80,69% do grupo prioritário, como pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres que deram à luz há menos de 45 dias, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade.

Até às 17h desta sexta, algumas UBSs arapiraquenses estão vacinando, tais como as dos bairros: Bom Sucesso, João Paulo II, Cacimbas, Primavera, Bananeiras, Pau D’Arco, Brisa do Lago, Canaã, Baixa da Onça, Vila Aparecida, Vila Fernandes, no 5° Centro de Saúde e 2° Centro de Saúde da cidade.

A MS não informou se haverá prorrogação da campanha. A vacina é disponibilizada pelo SUS protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B).

De acordo com último balanço do Ministério, no início de maio, foram registrados 2.808 casos de influenza de todos os tipos no Brasil.

Deste total, 2.375 são de influenza A (H1N1), sendo 470 óbitos, com registro de um caso importado — em que o vírus foi contraído em outro país.

A Região Sudeste concentra o maior número de casos (1.381) influenza A H1N1, sendo 1.209 no estado de São Paulo. Em Alagoas foram registrados 12 casos este ano.