19 de maio de 2016

Prefeitura abre edital para “Danças e Folguedos Juninos” até segunda

matuto0

Os ritmos e cores do São João são bem peculiares. Respondendo a isto, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), está lançando nesta quinta-feira (19) o “Edital de Seleção de Dança e Folguedos Juninos Para o São João 2016”.

Ele pode ser acessado na íntegra neste link aqui, com seus respectivos anexos. Gratuitas, as inscrições seguem até o próximo dia 23 deste mês de maio.

Em si, o edital vem fomentar os grupos e coletivos da terra que representam Arapiraca em festejos locais e até fora do município, durante os meses de junho e julho.

Nossos folguedos e danças são manifestações culturais, tipicamente nordestinas, bebericando de tradições europeias, adaptadas à realidade junina com muita música e teatralidade.

Segundo a secretária de Cultura e Turismo, Tânia Santos, serão destinadas premiações em duas categorias: coco de roda (R$ 2 mil, valor unitário) e quadrilha junina (R$ 10 mil). A adoção deste formato visa viabilizar a ampla participação das quadrilhas, grupos e agentes culturais que se situem nos diversos territórios da cidade, promovendo a descentralização territorial da gestão e das ações culturais do município.

Na semana passada, foram abertos também para a comunidade os editais para o São João (Arraiás Comunitários) e cenografia.