1 de abril de 2016

Semana do Autismo: palestras sobre transtorno e Corrida Azul

autismooo

Neste sábado (2), é reverenciado o Dia Mundial da Conscientização Sobre o Autismo .

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio neurológico que compromete a interação social, comunicação e comportamento de quem o tenha.

Conhecer, de fato, o universo de um autista é o primeiro passo para entender o caminho que eles percorrem sozinhos.

Nesta semana, houve uma programação especial com palestras, debates e atividades lúdicas no Planetário Digital Municipal e Casa da Ciência, abordando para pais e profissionais os “Primeiros Sintomas do Autismo”, “Integração Sensorial e Autismo” e “ABC do Trate”.

Em Arapiraca, há o Centro de Reabilitação e Reintegração de Crianças com Autismo, o “Espaço Trate”, referência no Brasil no atendimento dessas crianças especiais. Algumas delas irão fazer uma apresentação cultural neste sábado, no Arapiraca Garden Shopping.

Corrida Azul

Além desses tópicos, a Associação Pestalozzi de Arapiraca vai realizar, também no sábado, a “Corrida Azul”, no Bosque das Arapiracas, a partir das 15h.

A prefeita Célia Rocha recebeu a jornalista Lourdes Rizzatto, que reforçou o convite a ela para participar do evento, que tem como intuito integrar os autistas em um ambiente saudável, promovendo saúde para os competidores.

Segundo a presidente da instituição, Zélia Azevedo, esta corrida foi uma ideia dos próprios terapeutas da Pestalozzi.