6 de abril de 2016

Semana da Saúde: ciclo de palestras é realizado nas UBSs de Arapiraca

ALIOMAR

Não tem tratamento mais eficaz que a prevenção”, afirmou o cardiologista Aliomar Lins, nesta quarta-feira (6), em palestra realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) João Paulo II, situada na Baixa da Onça, em comemoração ao Dia Mundial da Saúde.

A palestra sobre hipertensão arterial, prevenção de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e infarto do miocárdio faz parte da programação das UBSs da secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca, com apoio da Prefeitura e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), em comemoração ao Dia Mundial da Saúde (SMS), nesta quinta-feira (7) – criado com o intuito de conscientizar a população a respeito dos vários aspectos que envolvem a saúde.

É importante realizar esse ciclo de batepapo, porque a gente vê muito o usuário procurar a UBS apenas quando ele já está extremamente necessitado de cuidado médico”, declarou Lucivânia Machado, gerente da UBS João Paulo II.

ALIOMAR II

Em virtude da presença do médico arapiraquense Aliomar Lins, o cronograma de palestras, que se estende até esta quinta, antecipou-se para que ele também fizesse parte desse momento de sensibilização.

Durante aproximadamente uma hora, os pacientes puderam conversar com o cardiologista sobre as doenças cardiovasculares, as queixas e também tiraram as dúvidas mais comuns sobre o assunto.

O nosso grande objetivo é a prevenção. As doenças cardiovasculares, que são as patologias que mais matam no mundo inteiro, diria que elas têm um lado bom, porque podem ser preveníveis. Hoje, particularmente, falamos sobre hipertensão e diabetes – dois grandes fatores de risco”, afirmou Lins ao declarar também que é neste tipo de iniciativa que muitas vidas e encaminhamentos desastrosos podem mudar de cursor.

A genética ninguém muda. Eu mudo o estilo de vida, eu controlo o colesterol, eu controlo a hipertensão, mas a gente não muda os fatores de herança”, finalizou.

A Unidade João Paulo II foi uma das 6 UBSs entregues pela prefeita Célia Rocha, em outubro do ano passado, durante as comemorações de 91 anos de Emancipação Política de Arapiraca.