2 de abril de 2016

Rally do Velho Chico: competição automobilística tem largada em Arapiraca

RALLY

Motores aquecidos, poeira ao vento e adrenalina a mil. Foi dada a largada neste sábado (1), no Parque Divina Luz, bairro da Canafístula, da 5ª edição do “Rally do Velho Chico”, uma das etapas integrantes do Campeonato Brasileiro do Rally Cross Country de Velocidade, com o apoio da Prefeitura de Arapiraca e Governo de Alagoas.

Às 9h, os pilotos saíram em deslocamento de 62 km até Girau do Ponciano, onde iniciam uma especial de 163 km passando por Piranhas até chegar em Pão de Açúcar.

As principais equipes de fábrica da modalidade, nas categorias de moto, UTV e quadriciclo, estão participando da abertura da competição, que tem caráter classificatório para o Rally dos Sertões e posteriormente para o internacional Rally Dakar.

Ao todo, 100 competidores de 15 estados brasileiros desembarcaram em Arapiraca, cidade sede, mas apenas 62 deles foram inscritos no “prólogo”, momento de definição da largada dos pilotos.

Dentre os classificados, 2 são mulheres na categoria moto: Gabryella Wanderley, de Maceió, e Moara Sacilotti.

GABY

“A mulher aderir a um esporte radical, e que é visto como masculino, é muito importante. As pessoas, quando veem, estimulam”, declarou Gabryella.

Os pilotos que fizeram os melhores tempos foram os primeiros a sair, como foi o caso da dupla maceioense Tatá Xavier e Deco Muniz, na modalidade UTV.

“O prólogo é só o começo da prova. Mas é importante largar na frente, porque a probabilidade de poeira é menor, de encontrar um veículo lento na pista e perder tempo”, afirmou o copiloto Deco da equipe Polaris, que corre há 16 anos e fez o 3º melhor tempo na geral da competição, perdendo só para 2 motos.

Para o chefe de Ralis da Honda, Dario Júlio, além da satisfação de ter os três primeiros lugares da tomada de tempo ocupados pelos pilotos de sua equipe, ele também se sente surpreendido pela infraestrutura da cidade e agradecido pelo total apoio da Prefeitura de Arapiraca.

HONDA

“Espero que a cidade de consolide como sede para os próximos ralis. Quem sabe o Velho Chico em Arapiraca não se torne uma rotina no campeonato?”, indagou Dario.

O evento tem supervisão da Confederação Brasileira de Motociclismo e promoção e organização da Confederação Alagoana de Motociclismo (Fam), com o apoio da Polícia Militar de Alagoas (PM/AL) e das Guardas Municipais dos locais por onde o rali passará. Além disso, equipes técnicas de saúde darão suporte em ambulâncias equipadas no trajeto.

O final do “Rally do Velho Chico” e a premiação ocorrerão no domingo (3), tendo como local a Ilha do Pirá, no bairro Jardim Tropical.