29 de abril de 2016

“Prefeitura Com o Povo” faz mutirão de ações sociais no Centro

pref2

O Centro de todo município é onde convergem problemas e suas soluções. Pensando nisso, a Prefeitura de Arapiraca levou nesta sexta-feira (29) até a Praça Luiz Pereira Lima, o projeto que vem tomando os bairros da cidade.

O “Prefeitura Com o Povo” teve uma edição especial com enfoque na Semana do Trabalhador, onde centenas de pessoas foram prontamente atendidas pelas equipes técnicas lá instaladas em tendas e debaixo da concha cultural da praça.

“Fiz alguns testes rápidos aqui e realmente é algo que a população precisa: saber como anda a saúde e sempre fazer esse tipo de exame para se prevenir”, diz a comerciante Rosemary Alcides, de 39 anos.

No local, a prefeita Célia Rocha viu de perto todo o aparato montado para dar a assistência devida ao povo, chegando mais perto de suas prioridades.

Segundo ela, diversos serviços já existem em seus núcleos e, com o “Prefeitura Com o Povo”, isto pôde ser centralizado, dando mais comodidade aos moradores que precisam de auxílio em diversas áreas.

Gratuitamente, o evento disponibilizou emissão de RG e carteira de trabalho; testes rápidos de HIV/Aids, sífilis e hepatite, acolhimento e resultado do Centro de Testagem e Acolhimento (CTA); orientações sobre a Saúde da Criança com distribuição da Caderneta do Adolescente; estímulo ao aleitamento materno; orientações de prevenção de acidentes no trânsito; aferição de pressão arterial; glicemia; rodas de conversa e orientações nutricionais, sobre dengue, acerca da saúde do homem e da mulher e sobre saúde mental; uso racional de medicamentos; distribuição de preservativos; ginástica laboral; brincadeiras infantis; aconselhamento sobre drogas; e orientações sobre postura e cuidados com a coluna, entre outros.

pref4

Outras ações ocorreram a exemplo do agendamento para o recadastramento do Bolsa Família, com a equipe do Cadastro Único (CadÚnico), informações para usuários e empresas sobre o projeto Pronatec Jovem Aprendiz, encaminhamentos do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), recepção cultural e banda com jovens do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV); dinâmicas e contação de histórias; orientações ambientais e distribuição de mudas; e atuação de conciliação por parte da Defensoria Pública, afora outros pormenores.

Além disso, houve degustação de produtos de empresas locais, maquiadoras, cabeleireiras, palestra do jornalista e especialista em empregabilidade Fábio Lopes sobre “Como se tornar empregável em um mundo de crise” e um bate-papo com as blogueiras de moda Clau Soares, Monick d’Olivier e Juliana Albuquerque.

“Foi enriquecedor fazer essa explanação, já que tanta gente se interessa por moda, mas tem dificuldades de alcançar os canais certos para uma orientação mais precisa”, comenta Juliana, que escreve para o “Moda e Beleza”, no portal Já É Notícia.

Por sua vez, o projeto “Prefeitura Com o Povo” está sempre inovando, levando para os vários lugares de Arapiraca desde serviços essenciais a itens de lazer e cultura.

prefsss