19 de abril de 2016

Mulheres empreendedoras se destacam com produtos na 2ª Expomandioca

IMG_8154

Brigadeiros, salgados, bolos. Tudo feito a partir de mandioca e macaxeira. Desta forma, diversas barracas estavam apresentando seus produtos na 2ª Expomandioca do Agreste Alagoano.

O evento aconteceu novamente em Arapiraca, nestas segunda (18) e terça-feiras (19) na Praça Luiz Pereira Lima, bairro do Centro, contando com participantes de municípios como Limoeiro de Anadia, Lagoa da Canoa, Juqueiro, Girau do Ponciano, Olho d’Água Grande, Taquarana, Arapiraca, Coité do Noia e Campo Grande.

O local serviu como exposição ao ar livre de produtos derivados da mandioca, com 17 barracas montadas, todas elas de agricultores familiares, associações e cooperativas locais. O que é notória é a presença feminina na maioria delas.

É o caso da Associação de Mulheres Empreendedoras de Lago da Mata (Amel), a qual existe há 4 anos. Dispondo de bolos de macaxeira e bolos de macaxeira com goma de arroz, a Amel participa do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) federal.

“Tivemos na mandioca o sustentáculo de nossas vidas, bem como nossa independência financeira”, pontua a associada Michelle Silva.

Para o gestor do Arranjo Produtivo Local (APL) da Mandioca, Diego Dias, o detalhe é justamente  este. “Elas já comercializam para as compras governamentais. O intuito é expor os produtos delas aqui, a fim de empresários da terra e donos de supermercados, por exemplo, se interessarem pela procedência ofertada, inserindo-as de vez no mercado”, diz.

IMG_8136

A depender da criatividade, a Associação dos Pequenos Agricultores de Olho d’Água Grande tem lugar garantido nas prateleiras.

Por sua vez, as mulheres desta localidade levaram mandioqueijo, rocambole, brigadeiros e pães de queijo à base de mandioca e diversas outras peças gastronômicas.

“Fizemos um ano de curso no ano passando, abordando este tipo de oferta diferenciada. Todas as pessoas ficam surpreendidas com a variedade de produtos que fazemos a partir da mandioca e macaxeira”, relata a empreendedora Lídia Araújo.

A 2ª Expomandioca reverencia também o Dia Nacional da Mandioca, comemorado na próximo sexta (22). Com realização e parcerias do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae/AL), Prefeitura de Arapiraca, Governo do Estado, Emater, Desenvolve, Embrapa, Codevasf, APL Mandioca, Conab e PAPL, haverá na programação diversas palestras, visitas, reuniões e mostras, dando mote à mandiocultura tanto com relação ao uso industrial quanto doméstico.

Nesta quarta-feira (20), a partir das 8h, haverá visita à Cooperativa Agropecuária de Campo Grande; às 10h no Sebrae/AL, o seminário “Como Conquistar Mercados Mais Seguros e Sustentáveis”; e às 14h, também no Sebrae, acontecerá a reunião da Câmara Setorial Estadual de Mandioca.

Durante este período, todo o Agreste alagoano está a conhecer melhor e se atualizar sobre quaisquer produtos originados dela, além de a Expomandioca ser um ponto em que proporcionará o acesso à informação sobre as novas tecnologias de cultivo e rodas de negócios, a contar com agropecuaristas e empresários do setor.

IMG_8170