3 de abril de 2016

Dia Mundial de Conscientização do Autismo é comemorado em Arapiraca

eba

Um dia, uma cor, uma causa. Neste sábado (2), diversas ações foram realizadas no município em celebração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

Inaugurado em 2011, na gestão do ex-prefeito Luciano Barbosa (PMDB) e mantido pela administração da prefeita Célia Rocha (PTB), por meio de apoio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Sistema Único de Saúde e do empresariado local, o Espaço Trate para celebrar este dia contou com o apoio dos restaurantes do Garden Shopping, que serviram refeições para todas as famílias.

Além disso, a piscina de bolinha foi cedida para as crianças desfrutarem e uma apresentação do “Projeto Aquarela”, um projeto de acessibilidade cultural, foi feita na Praça de Alimentação do shopping.

A médica Ana Maria Pessoa, mãe do Pedro Antônio de 7 anos, disse que o Espaço Trate Autismo de Arapiraca é uma das ferramentas da rede pública bem estruturada e importante para informar e dar suporte aos autistas e seus familiares.

O Espaço Trate de Arapiraca é o único do gênero em todo o Brasil com a oferta de serviços especializados e atendimento gratuito pela rede pública de saúde para crianças e familiares que vivenciam o transtorno de desenvolvimento de seus filhos.

Corrida Azul

Dentre as ações deste sábado está a “Corrida Azul”, evento da Pestalozzi de Arapiraca em parceria com a Prefeitura, que reuniu dezenas de famílias no intuito de sensibilizar a população em geral sobre a importância do diagnóstico precoce do autismo e dos cuidados necessários ao tratamento.

A corrida teve um percurso de 5Km e mais de 300 inscritos, número que surpreendeu, além dos torcedores ao redor das grades à espera das crianças, homens e mulheres que competiram juntos pela conscientização desse distúrbio neurológico.

CORRIDA I

“Estamos satisfeito com o resultado dessa primeira corrida. A Prefeitura sempre nos apoia no trato da questão, nas ações que desenvolvemos. A gente não tinha ideia de como seria, mas a sociedade veio realmente prestigiar”, disse a presidente da Pestalozzi de Arapiraca, Zélia Azevedo.

Os ganhadores receberam premiação de primeiro, segundo e terceiro lugar e todos os participantes tiveram medalhas de participação.