14 de abril de 2016

Curso gratuito de informática forma sua primeira turma no bairro Pe. Antônio de Lima

PUBLI

A satisfação de ter em mãos um certificado de oportunidades reinou nesta quinta-feira (14) no auditório José Firmino Filho, na Federação das Associações Comunitárias dos Moradores do Município de Arapiraca (Facomar).

Foram entregues os certificados aos alunos do curso de informática básica ofertado pelos laboratórios dos Telecentros da primeira turma da comunidade Padre Antônio de Lima Neto e do Centro de Capacitação Profissionalizante de Arapiraca (CCPAR). Além da turma experimental, há mais duas em processo de conclusão.

O curso de 40h, isto, com aproximadamente 2 meses e meio de duração, é uma parceria da Prefeitura de Arapiraca com o Ministério da Comunicação (MC) por meio da secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços (Semics).

A mesa da solenidade foi composta pela secretaria da Semics, Myrka Lúcio; pelo presidente da Facomar, Braz Antônio de Farias; pelo presidente da comunidade Padre Antônio de Lima Neto, Eliseu de Souza Ferreira e por representantes dos Telecentros, como a coordenadora Wisterlanya Gama.

PUBLI II

“A intenção da Prefeita Célia Rocha é fazer a inclusão digital dos moradores de todas as comunidades que ainda não tem acesso a aparelhos, como um tablet ou Iphone. Conectá-los ao mundo e lhes promover oportunidades de emprego é nosso ideal”, declara Myrka Lúcio e salienta ainda que é importante o acesso à Internet, mas também a capacitação para o uso de suas ferramentas.

Ao todo, são 25 Telecentros espalhados na zona urbana e rural município, em processo de implantação em cada comunidade com o objetivo de atender as sua demandas específicas e facilitar a adesão dos jovens, uma vez que míngua a necessidade de deslocamento de espaço, atendem jovens maiores de 14 anos que saibam ler e escrever.

A jovem Jaycy Teixeira de Oliveira de 18 anos afirmou na ocasião da entregua dos certificados que só conseguiu ingressar no mercado de trabalho depois da qualificação que o curso trouxe para o seu currículo.

“Foi uma grande oportunidade para mim. Logo depois que fiz o curso, eu consegui esse emprego, como poderei conseguir outros pela frente”, concluiu.

São ofertadas 20 vagas por período e desde 2015 todos os Telecentros estão em plena atividade, de acordo com as recomendações do MC.

Do dia 18 de abril ao dia 29 estarão abertas as inscrições para os 13 Telecentros na zona urbana de Arapiraca.