4 de março de 2016

“Prefeitura Com o Povo” leva ações sociais e de cidadania ao bairro Caititus

pref com o povo 11

“Ande pela cidade, esteja mais perto do povo”. Este foi o conselho da prefeita Célia Rocha ao prefeito em exercício Yale Fernandes, antes de se ausentar da municipalidade para cuidar de problemas de saúde.

Por sua vez, ele seguiu à risca a orientação da gestora. “Em minhas andanças pela cidade, temos notado que o povo reivindica e faz seu papel de bússola para o nosso trabalho, indicando os problemas, as prioridades, as necessidades. Nossos ouvidos e olhos estão bem abertos e decidimos fazer um projeto para ficar mais próximo da população”, diz Yale.

Nesta sexta-feira (4), foi lançado o “Prefeitura Com o Povo”, na Praça Marciano Ferreira, no bairro Caititus, que está levando quinzenalmente serviços de cidadania e ações socioculturais aos arapiraquenses. O evento iniciou às 8h com previsão para terminar às 18h.

“Fiz aqui meu exame de diabetes e está tudo OK comigo, graças a Deus. É sempre bom a gente estar revendo nossas taxas, né? E, assim, na praça, fica bem mais prático”, elogia a aposentada Deuzete Maria Silva, de 62 anos.

pref com o povo5

Ao seu lado, a dona de casa Denise Maria dos Santos fazia a aferição de sua pressão arterial. “Também estou nos conformes, mas é importante controlar o sal que eventualmente botamos na comida”, orienta ela, que tem seus 50 anos.

Estes eram alguns dos serviços ofertados pela Secretaria Municipal de Saúde, que dispunha também de aferição de glicemia, testes rápidos de HIV/Aids, sífilis e hepatite, rodas de conversa e orientações nutricionais, sobre dengue, acerca da saúde do homem e da mulher e sobre cuidados com a postura, uso racional de medicamentos, exercícios para alívio de dor e oficina de shantala (para mães e crianças).

“Já posso namorar com tranquilidade! Fiz rapidinho o teste de HIV/Aids e não tenho com o que me preocupar”, diz a dançarina Aparecida Maria dos Santos, no alto de seus 54 anos.

Havia ainda no “Prefeitura Com o Povo”, muita informação sendo repassada, a exemplo do agendamento para o recadastramento do Bolsa Família, com a equipe do Cadastro Único (CadÚnico), da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas); panfletos sendo distribuídos da Rede Acolhe, pelos Anjos da Paz, da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência; emissão de carteiras de trabalho e RGs, pela Casa Integrada do Trabalho, da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços (Semics); apontamentos acerca dos direitos da mulher e tudo sobre a campanha contra violência a elas realizada este mês de março em Arapiraca, pela Secretaria Municipal de Política Para as Mulheres; e entrega de mudas de plantas como aroeira, chapéu-de-napoleão, saboneteiro, jasmim, pata-de-vaca e ipê mirim (amarelo), pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento (Semasa).

pref com o povo10

“Moro há 40 anos aqui em frente a esta praça e nunca vi um cuidado tão grande com os moradores da região. A Prefeitura está de parabéns, tanto pela reforma deste espaço quanto pelo que está trazendo hoje aqui para a comunidade. Espero que isto continue”, pontua o aposentado Lourival Silva, de 66 anos, residente da casa nº 211.

Este é o desejo de Yale Fernandes. “Estas ações irão continuar, sim! Onde quer que esteja o povo, nossa missão é abarcar a todos. Orientei os nossos secretários de estarem em todos os bairros, justamente para fazer o que se precisa pelos que mais necessitam”, coloca o prefeito.

Na programação, houve apresentação cultural do mestre Afrísio Acácio e Severo do Acordeon, com o resgate de nossas tradições nordestinas, além da exposição itinerante do trailer “Arapiraca Através do Tempo”, do fotógrafo Samuel Alves, com registros antigos de nossa cidade.

Nesta primeira edição do “Prefeitura Com o Povo”, estiveram presentes o secretariado municipal, os vereadores Rogério Nezinho, Dorge do Queijo e Dr. Fábio, empresários e a sociedade civil. A próxima investida acontecerá daqui a 15 dias.

pref com o povo 12