30 de março de 2016

Plano Municipal da Primeira Infância é apresentado na Câmara de Arapiraca

Gineide

O Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI) foi apresentado nesta terça-feira (29), em tribuna livre, na Câmara Municipal de Vereadores.

A sessão foi presidida pelo presidente da casa, Márcio Marques, na companhia do secretário da sessão, Josias Albuquerque, e do vereador Sérgio do Sindicato. Durante a apresentação do PMPI, compuseram a mesa a secretária Municipal de Planejamento, Cícera Pinheiro, a coordenadora do Arapiraca Garante a Primeira Infância (Agapi), Gineide Castro, e o secretário Municipal de Governo, José Lopes.

A apresentação do plano foi feita por Gineide Castro, que se debruçou nas estratégias, ações e metas do PMPI – iniciado com a implantação do Agapi em agosto de 2013 – e que terá vigência de 10 anos, ao passo que a cada dois anos ele passará por uma revisão na busca de adequá-lo aos desafios e necessidades de sua implantação.

Na presença dos vereadores Gilvânia Barros, Fabiana Pessoa, Aurélia Fernandes, Adalberto Saturnino, Dorge do Queijo, Rogério Nezinho, Fabiano Leão e Dr. Fábio, além da sociedade civil presente na plateia, a coordenadora do Agapi o definiu como “uma preocupação em garantir direitos às nossas crianças”, que se inicia até mesmo antes da fecundação.

Depois da suscinta explanação do PMPI, Gilvânia Barros, dentre outros vereadores, parabenizou a construção coletiva do plano e acrescentou: “Nós [da Câmara dos Vereadores] vamos ter o mesmo cuidado e zelo ao ler o PMPI. E aprovar, diante a discussão entre todos os vereadores”.

No final, a coordenadora do Arapiraca Garante a Primeira Infância destacou a importância desta apresentação como um marco na busca pela garantia dos direitos da primeira infância no município.

“Para além de apenas uma intenção, agora, nós temos uma lei que faz com que nos pautemos a partir desse instrumento legal e que irá direcionar nossas ações. Diversas atividades serão implementadas e ampliadas em prol das crianças pequenas, de 0 a 6 anos”, finaliza Castro.