3 de março de 2016

Merendeiras das escolas municipais se capacitam em boas práticas

merenda

O cuidado com a alimentação de nossos pequenos arapiraquenses tem que ser perene. E o risco de contaminação nas escolas por um descuido qualquer tem que ser elevado à mínima potência.

Para tanto, nestas quarta (2) e quinta-feiras (3), houve a “Formação e Capacitação das Merendeiras Escolares da Rede Municipal de Ensino”, no Planetário Digital e Casa da Ciência, no Lago da Perucaba.

Elas tiveram a oportunidade de acompanha uma palestra ministrada pela nutricionista Jacqueline Amorim, que tem mestrado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e especialização pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com o tema “Boas Práticas na Manipulação e Distribuição de Alimentos”.

Ela elencou em tópicos os cuidados com perigos biológicos (bactérias, micro-organismos), químicos (desinfetantes, inseticidas) e físicos (pregos, pedaços de plástico, ossos e vidro, espinha de peixe); riscos com lixos em recipiente sem tampa; temperatura dos alimentos; e higiene.

O ato de se lavar as mãos deve ser uma constante, sobretudo antes do manuseio de alimentos e depois do uso de panos e materiais de limpeza, após o recolhimento do lixo e quando for manipular alimentos crus.

O uniforme, segundo a especialista, deve ser mantido limpo, bem como os utensílios e equipamentos utilizados diariamente.

Na tarde desta quinta (3), ocorreu ainda no mesmo local a Formação da Equipe de Transporte Escolar, orientando motoristas no procedimento com os alunos de nosso município.