19 de março de 2016

Dia do Artesão: profissionais recebem homenagem em semana especial

IMG_4407

Os artesãos e artesãs de Arapiraca tiveram uma semana movimentada, com uma série de homenagens e atividades reverenciando o Dia Nacional do Artesão, comemorado neste sábado (19).

A culminância se deu no Clube do Servidor Municipal, com um momento de integração entre a equipe da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços (Semics) e os profissionais. Houve almoço e sorteio de brindes da Semics, da Secretaria Municipal de Agricultura, do grupo Coringa, Tio Francisco e Popular Alimentos.

Todos os presentes receberam um certificado com uma homenagem da Prefeitura de Arapiraca, com os dizeres “Ser artesão é dar um pouco de si em cada peça que se cria”.

“A gente fica muito tocado com essa preocupação que o poder público tem conosco e receber uma homenagem dessa nos deixa contemplados. Estamos sendo vistos! Todo mundo que vem para Arapiraca, para visitar a cidade, passa lá no Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves”, diz a artesã Maria Aparecida Cardoso Araújo, que possui dois boxes no local.

O Mercado, situado na Praça Municipal Ceci Cunha, bairro do Centro, abre todos os dias a partir das 16h. Neste sábado (19), às 19h, haverá apresentação cultural do mestre Afrísio Acácio do Acordeon, com seu forró pé-de-serra.

Segundo a diretora do Departamento de Comércio e Serviços da Semics, Tiágna Águida, a intenção foi movimentar a semana com diversas atividades para contemplar estes “guerreiros da arte”. Na terça-feira (15), houve maquiagem e limpeza de pele nas artesãs com o “Beleza Artesã”, em parceria com a Mary Kay.

No dia seguinte, quarta (16), aconteceu o “Saúde Artesão e Apresentação Cultural”, com aferição de pressão arterial, informes sobre dengue e aulão de zumba. Na quinta (17), os artesãos e artesãs viajaram a Maceió para participar da abertura do evento “Artesão de Alagoas” e assistir à palestra “Intervenções nas tipologias artesanais alagoanas”, ministrada pelo designer Rodrigo Ambrósio, além de prestigiar apresentações folclóricas. Na sexta (18), houve também forró no Mercado com Afrísio Acácio.

PicMonkey Collage