7 de março de 2016

Campanha “Mereço Respeito” contra a violência à mulher será lançada em Arapiraca nesta segunda-feira 7

Campanha Mulher - Mereço Respeito

O prefeito em exercício Yale Fernandes (PMDB) e a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Hyseth de Fátima, vão lançar na manhã desta segunda-feira (7), às 9h, no auditório da Escola de Governo, no bairro Santa Edwiges, a campanha contra a violência à mulher com o tema “Mereço Respeito” e o slogan “Mais que flores, toda mulher merece respeito!”.

A Prefeitura de Arapiraca e a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres vão intensificar as ações da campanha até o dia 20 deste mês, porém a iniciativa contra a violência à mulher vai perdurar até o final do ano, para conscientizar homens e mulheres a denunciar qualquer tipo de violência contra a mulher pelo Disque-Denúncia 181. Ligue. É de graça e sua identidade é preservada. Neste momento uma mulher está sendo agredida no Brasil ou em qualquer lugar do mundo. Denuncie.

Em novembro do ano passado, o Mapa da Violência 2015 sobre homicídios de mulheres no Brasil, Alagoas ficou em terceiro lugar entre os estados que mais mata mulheres no país. Maceió ficou registrada como a segunda capital brasileira com o maior percentual de homicídios do gênero.

O Mapa da Violência 2015 apontou um aumento de 54% nos casos de violência contra a mulher no Brasil. Em Alagoas a incidência de casos registrou um percentual assustador: 92%.

Por outro lado, a cidade de Arapiraca, segunda maior do estado de Alagoas, saiu da quinta posição que ocupava em números de homicídios contra a mulher para a 146ª colocação em todo o país. A mudança se deve as ações de políticas públicas voltadas às mulheres.

“São questões importantes que o poder público tem a obrigação de fazer a sua parte e contribuir para que a sociedade se torne consciente e responsável pelo dever de cada um em respeitar à mulher em toda a sua plenitude. Com ações específicas para combater à violência contra a mulher é que temos contribuído para o bem-estar de todos”, ressaltou Yale Fernandes.

Para a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Hyseth Santos, a gestão da prefeita Célia Rocha (PTB) e o apoio veemente do atual prefeito em exercício Yale Fernandes (PMDB) têm contribuído para melhorar a situação da violência contra as mulheres na cidade e na região do Agreste de Alagoas.

“Temos oferecido assistência jurídica e acompanhamento social, mas temos que fazer muito mais e contar sempre com o apoio da população. Por isso que estamos lançando mais uma campanha de enfrentamento que será implantada o ano inteiro”, afirmou Hyseth Santos.

“Mereço Respeito”

Com um tema imperativo que exige respeito à mulher, a campanha teve início na segunda-feira (1º), com palestras sobre “Violência Moral e Sexual contra a mulher”, no auditório do CRAS (Centro de Referência à Assistência Social) de Arapiraca (Jardim das Paineiras, Canafístula, Eva Pessoa, Batingas, Manoel Teles, Brisa do Lago, Itapoã e Planalto).

Nesta segunda-feira (7), a programação vai contemplar eventos como “O forró da Mulher” na Tenda Cultural da Praça Luiz Pereira Lima, e nesta mesma manhã o lançamento oficial da campanha no auditório da Escola de Governo, às 9h, com o tema “Mereço Respeito” e o slogan “Mais que flores, toda mulher merece respeito!”.

Uma série de atividades faz parte da programação da campanha como caminhada, homenagem, mesa redonda, sessão na Câmara Municipal no dia 8 de março em alusão ao Dia Internacional da Mulher, exposição fotográfica, entre outras ações de acordo com a programação prevista até o dia 20 deste mês, mas com ações previstas para o ano inteiro.

Veja, abaixo, a programação completa da campanha “Mereço Respeito – Mais que flores, toda mulher merece respeito!”:

PROGRAMAÇÃO DAS AÇÕES DA CAMPANHA:

DATA – HORÁRIO – AÇÃO – LOCAL – RESPONSÁVEL

07/03/16 – 8h30 – O forró da Mulher -Tenda Cultural – Praça da Prefeitura – Sec. de Cultura

07/03/16 – 9h – Lançamento da Campanha: “Mereço Respeito”
Slogan: Mais que flores toda mulher merece respeito Auditório da Escola de Governo – Sec. da Mulher

08/03/16 – 8h – Dia da Beleza feminina e serviços de saúde – Hall do Centro Administrativo – Sec. de Gestão de Pessoas e Sec. de Saúde

08/03/16 – 8h30 – Ato público pelo fim do feminicídio – in memoriam de Missilane de Brito e pela Violência contra a Mulher Idosa – Praça Marques da Silva – Sec. da Mulher; Sec. de Gestão de Pessoas;
Grupo Gestor; Sec. de Saúde e IMPREV

08/03/16 – 19h – Mulheres que Encantam – Tenda acústica na praça Margarida Gonçalves (praça do artesanato) IMPREV

08/03/16 – 19h45 – Sessão na Câmara de Vereadores alusiva ao dia 8 de março – Câmara Municipal de Vereadores Vereadores de Arapiraca

09/03/16 – 14h – Palestra- Ditadura e Modernidade – Auditório da Escola de Governo – Colegiado Gestor

09/03/16 – 15h – Homenagem às Mulheres arapiraquenses: Mulher força que move o mundo-  Auditório da Escola de Governo – Sec. De Saúde;

09/03/16 – 19h – Mesa Redonda: Violência moral contra a mulher – Auditório da Casa da Cultura – Sec. da Mulher

10/03/16 – 9h – Palestra: Violência moral e sexual contra mulher – Centro Pop – Sec. da Mulher

10/03/16 – 9h – Palestra: Violência moral e sexual contra mulher – Pestalozzi (escola) – Sec.da Mulher

10/03/16 – 8h às 17h – Mulher por inteiro – CRIA e UBS’s do município – Sec. de Saúde

11/03/16 – 17h – Caminhada da Mulher com aulão – Bosque das Arapiracas – Sec. da Mulher;
Sec. de Saúde; Sec. de Gestão de Pessoas; Sec. de Esporte

12/03/16 – 19h – Premiação das mulheres de notoriedade cultural de Arapiraca – Memorial da Mulher – Sec. de Cultura

14/03/16 – 13h – Abertura da exposição fotográfica: “Não é sobre sexo. É sobre violência” – Arapiraca Garden Shopping – Sec. da Mulher

17/03/16 – 9h – Palestra: Violência Moral e Sexual contra a mulher. Público-alvo: oficineiros e orientadores sociais do SCFV – Auditório da Casa da Cultura – Sec. da Mulher

20/03/16 – Encerramento da exposição fotográfica: “Não é sobre sexo. É sobre violência”. – Arapiraca Garden Shopping – Sec. da Mulher

20160307011704