3 de março de 2016

Arapiraca recebe 300 doses de sêmen bovino para melhoramento genético

semen4

Os pequenos produtores de leite de Arapiraca vão aprimorar a qualidade de seu rebanho em breve. Nesta quinta-feira (3), na Governadoria do Agreste, houve assinatura do termo de doação de 300 doses de sêmen bovino pelo Programa de Melhoramento Genético, do Governo do Estado.

Estiveram no ato o secretário Municipal de Agricultura, Rui Medeiros, representando o prefeito Yale Fernandes; o vice-governador de Alagoas, Luciano Barbosa; o coordenador da Governadoria do Agreste, Josenildo Souza; o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), Álvaro Vasconcelos; o superintendente da Seagri, Hibernon Cavalcante; e o agricultor e sindicalista Chico da Capial.

Em recipientes com nitrogênio líquido, o material genético entregue é proveniente das raças Gir, Holandês e Girolando.

“Além da melhoria genética, essas raças têm alta produtividade de leite. É um grande passo para Arapiraca fomentar esta área ainda mais no mercado. O nosso compromisso é fortalecer esta cadeia”, diz o vice Luciano Barbosa, salientando que hoje Alagoas é o 4º estado em produção de leite no país.

semen2

Para o secretário de Agricultura de Arapiraca, este investimento alia o pequeno produtor com as novas tecnologias, garantindo mais renda no meio rural.

“Há 15 anos, Arapiraca já dispõe de um programa voltado para a inseminação artificial. Agora com esta parceria do Governo do Estado, teremos 300 vacas recebendo sêmen de reprodutores de ótima procedência e reconhecida qualidade mundial! São animais com uma tendência e aptidão de produção de leite e nosso rebanho receberá um incremento para melhorar a qualidade e seu rendimento para a exploração da sustentabilidade econômica dos pequenos produtores arapiraquenses”, pontua Rui Medeiros.

Para viabilizar a primeira etapa do Programa de Melhoramento Genético, lançado no ano passado, foram adquiridos mais de 2 mil embriões para serem doados aos criadores de bovino em todo o estado.

Este programa é resultado de uma parceria entre o Governo de Alagoas, o Sebrae-AL e as empresas In Vitro Brasil e Nordeste In Vitro.

semen8