15 de março de 2016

Arapiraca é uma das cidades na “categoria B” no Mapa do Turismo Brasileiro

reuniao

As potencialidades de Arapiraca na economia turística elevou a cidade à “categoria B” no Mapa Brasileiro do Turismo. Todas as capitais da federação estão na “A”.

Valendo desde o ano passado, o Ministério do Turismo (MTur) adotou uma nova metodologia para categorizar os municípios do país, por meio das variáveis de desempenho econômico: número de empregos; quantidade de estabelecimentos formais no setor de hospedagem; e estimativas de fluxo de turistas domésticos e internacionais.

Ao lado de Maragogi-AL, Arapiraca foi listada na “categoria B”, sendo as únicas de Alagoas com esta nomenclatura (veja aqui). O estudo foi feito com 3.345 municípios, que entraram no Mapa do Turismo Brasileiro.

Oficina

Nesta terça-feira (15), houve no auditório da Casa da Cultura a “Oficina da Categorização das Regiões Turísticas do Mapa do Turismo Brasileiro”, realizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur).

Os conselheiros Municiais de Turismo (Comtur) participaram do debate, que faz parte do Programa de Regionalização do Turismo, do Mtur, tendo a Sedetur como interlocutora.

Segundo o supervisor de Estudos e Pesquisas da Sedetur, Francis Hurst, esta proposta de reunir as cidades em categorias facilita a criação de políticas públicas e acrescenta critérios objetivos para investir no setor.

“Arapiraca está em ascensão econômica e seu desenvolvimento se dá dentro dos empregos formais. Isto lhe deixa em ideal posição para a vinda de recursos, já que também dispõe de um Conselho Municipal de Turismo e de uma Secretaria Municipal de Cultura e Turismo”, pontua o especialista, ao lado da gerente de Produtos e Destinos da Sedetur, Leda Clemente.

Além disso, outros critérios como a assinatura de um termo de compromisso e direcionamento ao setor dentro da Lei de Orçamento Anual (LOA) devem estar nos conformes para tais recursos federais chegarem à cidade. Um exemplo disso é a vinda de R$ 10 milhões do Governo Federal para a construção do Centro de Convenções de Arapiraca.

Desta oficina, saíram dois conselheiros para auxiliarem na criação deste 5º Mapa do Turismo Brasileiro, que existe desde 2004 e tem novo lançamento previsto para este ano.

reuniao2