12 de fevereiro de 2016

Yale vistoria mutirão de limpeza em bairros com maiores focos do mosquito da dengue

Manoel Teles e João Paulo II receberão grande ação neste sábado

IMG_7523

Na tarde desta sexta-feira, 12, o prefeito Yale Fernandes (PMDB) vistoriou o mutirão de limpeza nos bairros Manoel Teles e João Paulo II, onde são encontrados os maiores focos do mosquito Aedes Aegypti, causador de doenças como Dengue, Zica e Chicungunya.

Ao todo, 70 profissionais, entre garis e margaridas, estão trabalhando nos bairros desde a última quinta-feira, quando o prefeito comunicou a realização de uma grande ação de combate ao mosquito, que acontecerá neste sábado, 13, a partir das 8h, e contará com a presença da secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki.

Durante a vistoria ao mutirão de limpeza, o prefeito, que estava acompanhado dos secretários de Limpeza e Iluminação, Diogo Cajueiro, e Governo, José Lopes, além do vereador Móises Machado (PSD), destacou a importância da população na guerra contra o Aedes Aegypti.

“Esse trabalho começou na quinta e não pode parar. Primeiro, estamos fazendo essa grande limpeza nas ruas, tirando entulhos, lixos espalhados, deixando esses bairros mais limpos e excluindo os focos do mosquito. Mas é preciso que os moradores façam sua parte. Neste sábado, durante a nossa ação, que eles recebam nossos agentes  e que iniciem uma fiscalização na sua própria casa e na dos vizinhos, não deixando água acumulada em vasos, garrafas, pneus, e evitando que essas doenças estejam presentes na comunidade”, colocou o prefeito.

IMG_7526

Mutirão de Combate à Dengue

A Prefeitura de Arapiraca vai realizar neste sábado (13) mais um mutirão de combate à dengue na cidade. A concentração ocorrerá às 8h, nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros João Paulo II e Manoel Teles, que somados possuem mais de 3.700 residências.

O mutirão, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, conta com o apoio do exército, bombeiro civil, e agentes comunitários de saúde e endemias. O evento contará com a presença da secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki.

O índice de infestação na região é de mais de 12%. Para que este percentual diminua, a população deve colaborar deixando os agentes de endemias adentrarem suas residências para fazer o devido trabalho de prevenção e colocação de remédios em tanques e cisternas. Além disso, a atitude de cada tem que mudar para não deixar o Aedes Aegypti nascer.

Prefeitura já realizou grandes mutirões

Em dezembro, a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou dois grandes mutirões na cidade, com a participação de mais de quatro mil pessoas, entre servidores públicos, profissionais de saúde e representantes dos diversos segmentos da sociedade arapiraquense.

Na ocasião, a rede de emissoras, formada pelas rádios Novo Nordeste AM, Nova FM, Imprima FM, Gazeta FM, Programa do Alves Correia, 96 FM, Rádio A Voz do Povo, a Voz de Deus, Pajuçara FM e Educativa FM, transmitiu ao vivo om entrevistas e flashes ao vivo em vários pontos da cidade, com o propósito de mobilizar ainda o trabalho da força-tarefa.

Governo anunciará medidas até o final do mês

Um conjunto de medidas de pesquisa e desenvolvimento e de combate ao Aedes aegypti e às doenças transmitidas pelo mosquito – zika, dengue e chikungunya – deve ser lançado pelo governo até o final deste mês. O pacote envolve recursos para estudos perto da fase de conclusão, estímulo a novas frentes de investigação científica, cooperação internacional, regulamentação de leis recentes ligadas a ciência, tecnologia e inovação (CT&I) e desburocratização de procedimentos.

O ministro Celso Pansera explicou que as medidas “vão da facilitação para importar reagentes necessários à pesquisa na área até medidas para garantir segurança jurídica aos pesquisadores envolvidos, com a regulamentação de artigos dot Marco Legal de CT&I e da Lei de Acesso à Biodiversidade”.

Pansera destaca a possibilidade de se chegar, em um prazo relativamente curto, a uma vacina eficaz contra os quatro tipos de dengue. O conjunto de medidas discutido inclui o trabalho conjunto com instituições científicas da área de saúde dos Estados Unidos para essa produção.