3 de fevereiro de 2016

Yale Fernandes debate projetos viários com diretor do Detran

20160201141910 (2)O vice-prefeito de Arapiraca, Yale Fernandes (PMDB) fez uma visita de cortesia ao diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), Antonio Carlos de Gouveia, nesta segunda-feira (1º), em Maceió, e, juntos, debateram sobre projetos viários, em parceria com o Estado, para melhorar o trânsito de Arapiraca.

Yale Fernandes esteve acompanhado do titular da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Arapiraca (SMTT), Ricardo Teófilo, do subsuperintendente, Willyan Nunes, e técnicos dos órgãos municipal e estadual de trânsito.

Durante o encontro, eles debateram projetos viários que serão implantados em Arapiraca em parceria com o governo do Estado. Entre os programas que o diretor-presidente do Detran e o vice-prefeito de Arapiraca trocaram ideias técnicas estão o “Onda Amarela”, Projeto de Videomonitoramento e a elaboração de boletim de acidente pela SMTT de Arapiraca.

“São projetos primordiais para avançarmos ainda mais a questão do trânsito no estado, ainda mais em cidades como Arapiraca, que o governo do Estado dará total apoio na implantação desses programas”, frisou Antonio Carlos de Gouveia.

Para o vice-prefeito de Arapiraca, Yale Fernandes, o encontro foi extremamente proveitoso porque fortaleceu ainda mais a parceria e a execução dos programas viários em Arapiraca.

“Esses programas precisam ser implantados em Arapiraca para acompanhar o desenvolvimento da cidade e o ritmo acelerado das modificações por quais passam o sistema viário brasileiro e temos que focar nessas ações para evoluir ainda mais a educação no trânsito da nossa cidade”, apontou Yale Fernandes.

Detalhe dos projetos

O projeto “Onda Amarela” será implantado para contribuir coma melhoria da educação de condutores e pedestres no trânsito da cidade com o aperfeiçoamento dos serviços executados pela SMTT, por meio do Departamento de Educação para o Trânsito (DET).

O superintendente da SMTT, Ricardo Teófilo, explicou o motivo da implantação do projeto. “Serão ações educativas que irão fortalecer o trânsito com segurança nas escolas da cidade e a parceria com o Detran é de vital importância para garantir apoio institucional ao projeto”, disse Ricardo Teófilo.

Já o projeto de Videomonitoramento será em parceria com o Detran e, sistematicamente, com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), para melhorar a segurança dos condutores e pedestres no trânsito nas vias da cidade que serão monitoras por câmaras de vídeo.

Já o sistema que garante o boletim de acidentes de trânsito é necessária a autorização do Detran para a confecção deste documento pela SMTT, uma vez que é elaborado pela Polícia Militar, por meio do Batalhão de Policiamento de Trânsito (Bptran). Em Arapiraca, o sistema tem o suporte do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), mas que, em breve, poderá ter a contribuição dos agentes de autoridade de trânsito (AAT) da SMTT de Arapiraca.

Campanha de Carnaval

201602011419101O vice-prefeito Yale Fernandes, o diretor-presidente do Detran, Antonio Carlos de Gouveia, e o superintendente da SMTT, Ricardo Teófilo, além das demais autoridades presentes ao encontro debateram, também, sobre os planos de ação para o carnaval, que será a partir do próximo sábado (6) até a quarta-feira de Cinzas (10).

Na próxima sexta-feira (5), o vice-prefeito Yale Fernandes garantiu enviar uma viatura (VTR) da SMTT para Maceió, com a presença de agentes de trânsito de Arapiraca, com a finalidade de participar de um planejamento educativo de trânsito na campanha do carnaval.

“As ações que serão traçadas no Detran de Maceió também serão executadas aqui em Arapiraca para reforçar o trabalho que já vamos implantar esta semana na ação educativa do carnaval deste ano”, finalizou Ricardo Teófilo.