18 de fevereiro de 2016

Violência na escola: 22 mil alunos integrados em programa preventivo

liga pela paz2

“Se cuidarmos das nossas crianças e adolescentes, não vai ser necessário punir o adulto nem construir mais presídios”. Essa afirmação de Jardel Aderico, secretário de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), ilustra a urgência de ações com mote preventivo com relação à violência nas escolas.

Nesta quinta-feira (18), houve um marco na Educação do município de Arapiraca com a implantação do programa Liga Pela Paz, tendo o subsídio da organização Inteligência Relacional. Ele atingirá 22 mil crianças e adolescentes da Rede Municipal de Ensino.

“Esta cidade já cuida dos pequenos com o Agapi [Arapiraca Garante a Primeira Infância] e agora encara este projeto ousado, o maior do país em termos proporcionais, onde vamos atender diretamente a oito mil famílias criando uma rede de prevenção, rompendo o futuro obscuro de milhares de crianças e adolescentes à mercê da violência”, diz Jardel Aderico, ressaltando a importância da educação emocional na vida de todos.

O lançamento do programa ocorreu no Planetário Digital e Casa da Ciência na presença de professores, coordenadores, técnicos em Educação, Conselho Tutelar e sociedade civil. Estiveram na mesa de abertura do evento a secretária Municipal de Educação (SME), Gorete Queiroz; presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal) seccional Arapiraca, André Nunes; vereadora Profª. Graça; presidente da Federação das Associações Comunitárias de Arapiraca (Facomar), Brás Antônio de Farias; o soldado Benone, do Corpo de Bombeiros; e a diretora do Departamento Pedagógico da SMS, Lucicleide Silva.

“Fizemos um apanhado em nossas instituições de ensino e um dos maiores índices era o de violência física e emocional. A prevenção a isto não se faz apenas na Educação, em um setor apenas, mas com várias frentes, a exemplo da Assistência Social, da Saúde, da Cultura, do Esporte e Lazer, da Inclusão Social. O resultado deste programa virá apenas futuramente; não é algo a curto prazo. E esperamos que as próximas gestões levem isso à frente”, pontua a secretária Gorete Queiroz.

O Liga Pela Paz terá como objetivo contribuir para a construção das habilidades emocionais da comunidade escolar, propiciando a construção da cultura de paz e não violência dentro destes locais de ensino e conhecimento pleno.

Neste primeiro momento, houve a palestra “Sensibilização em Educação Emocional e Social”, com o palestrante Márcio Dórea, mestre em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social, além de especialista em Psicanálise Clínica. Em sua fala, ele abordou sobretudo um novo olhar para a Educação e uma nova postura para a mudança de atividade mental que todos devem praticar.

Outras etapas da metodologia ocorrerão em outros dias, com tópicos como a “Formação Inicial dos Educadores” – que lecionarão as aulas da metodologia –, “Formação Continuada via Ambiente Virtual de Aprendizagem”, “Acompanhamento Pedagógico” e “Avaliação de Resultados”.

liga pela paz