3 de fevereiro de 2016

Imagem da Santa Padroeira faz seu percurso até Arapiraca

padroeira igaci2Desde o século 19, o cenário e o percurso têm sido os mesmos: a imagem de Nossa Senhora de Bom Conselho, padroeira da cidade de Arapiraca, sendo carregada em um andor, acompanhada por uma banda de pífanos, a anunciar sua chegada.

Mais do que uma genuína manifestação de fé cristã, esta festa anual que vai do dia 23 de janeiro a 2 de fevereiro mantém a tradição trazida a cavalo de Pernambuco pelo fundador do município, Manoel André Correia dos Santos.

Simbolizando esse fato, há uma cavalgada que carrega a imagem da santa até Arapiraca para a realização de uma missa em celebração às graças alcançadas.

Nesta segunda-feira (1º), os 200 cavaleiros e amazonas da Ordem de Nossa Senhora chegaram até a comunidade Coité das Pinhas, na cidade de Igaci-AL, para entregar a imagem na Igreja de São José.

“É uma verdadeira renovação de nossa fé. Um momento marcante sempre em nossas vidas, o fato de conduzí-la até a nossa cidade. Só temos o que agradecer”, conta a enfermeira Tatiane Lúcio, de 32 anos, amazona que fez a entrega da santa em Igaci.

padroeira igaci3Organizado pela Associação dos Cavaleiros de Sela de Arapiraca (Acesa), o trajeto deles começou ainda no domingo (31) em Bom Conselho-PE. Após missa celebrada pelo bispo diocesano dom Valério Brêda, seguiram o caminho feito por Manoel André em 1864, que levou a imagem para Arapiraca após construir uma capela onde sua primeira esposa Maria Isabel da Silva Valente fora sepultada, ao lado de sua residência.

Do interior pernambucano, os fiéis montados a cavalo foram para o município de Rainha Izabel-PE, ao povoado Rua Nova, em Quebrangulo-AL, à Palmeira dos Índios-AL e aportaram, finalmente, em Coité das Pinhas, Igaci. Logo no início da manhã desta terça (2), os cavaleiros e amazonas vão à comunidade Bom Nome, já em Arapiraca, e depois para a Vila São José.

Haverá uma parada para o almoço no clube Aquabol e, às 15h, eles saem em procissão com destino à Paróquia Concatedral Nossa Senhora do Bom Conselho, no Largo Dom Fernando Gomes, bairro do Centro.

A imagem da santa será recepcionada pela prefeita Célia Rocha e pelo bispo dom Valério Brêda para, então, ser efetuada a celebração eucarística em reverência à padroeira da cidade. Este percurso realizado pela Acesa já acontece há 14 anos.

padroeira igaci