3 de fevereiro de 2016

Célia participa de missa e cavalgada em Bom Conselho

cons1Considerado um dos pontos altos da festa da padroeira de Arapiraca, a missa celebrada, no início da tarde deste domingo (31), na capela do Convento de Nossa Senhora do Bom Conselho, na cidade pernambucana, reuniu mais de 200 cavaleiros e amazonas e autoridades civis e eclesiásticas.

O evento religioso contou com a presença do vice-governador de Alagoas, Luciano Barbosa (PMDB), da prefeita Célia Rocha (PTB), do vice Yale Fernandes (PMDB), do secretário de Agricultura de Bom Conselho, Natanael Silva, que representou o prefeito Danillo Godoy (PSDB).

O gestor não pôde comparecer à celebração religiosa, por conta do falecimento de Andréia Tenório, que era filha de um ex-vereador na cidade.

A missa foi celebrada pelo bispo de Penedo, Dom Valério Breda juntamente com o frei Geraldo.

con(1)O vereador Fabiano Leão (PROS), representou a Câmara Municipal de Arapiraca durante a celebração religiosa.

Também participaram da celebração, as secretárias municipais de Cultura e Turismo, Tânia Santos; de Planejamento, Cícera Pinheiro; de Desenvolvimento Urbano, Rita Nunes, de Educação, Gorete Queiroz, de Indústria e Comércio, Myrka Lúcio; e os secretários de Governo, José Lopes da Silva; de Iluminação e Limpeza, Diogo Cajueiro; de Meio Ambiente, Ivens Leão, da SMTT, Ricardo Teófillo, e o superintendente de Interiorização do Governo de Alagoas, Josenildo de Souza.

cons2Após a missa, a réplica da imagem da santa foi entregue à prefeita Célia Rocha e o vice-governador Luciano Barbosa, bem como aos cavaleiros e amazonas para refazerem a cavalgada e o caminho percorrido, em meados do século 19, pelo fundador de Arapiraca, Manoel André.

Rainha Isabel

No início da noite deste domingo (31), o cortejo passou pelo Povoado Rainha Isabel, no interior de Pernambuco.

rainCentenas de moradores e devotos da santa aguardaram com expectativa a chegada dos cavaleiros e amazonas trazendo a imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho.

rain2A Paróquia de Santa Isabel da Hungria ficou lotada de fiéis, que rezaram o terço e beijaram a imagem da santa, numa demonstração de fé e devoção católica.

rain3O cortejo passará por seis municípios do Estado de Pernambuco e, também, de Alagoas.
A cavalgada está em sua 14ª edição, sendo organizada pela Associação dos Criadores de Cavalo de Sela de Arapiraca (Acesa), que tem à frente o médico Benedito Lourenço.

Durante o cortejo de volta à cidade de Arapiraca está programada uma série de apresentações culturais.

A comunidade católica de Arapiraca está homenageando, desde o último dia 23 deste mês de janeiro, a padroeira do município- Nossa Senhora do Bom Conselho. As celebrações têm como palco o Largo Dom Fernando Gomes, no centro da cidade, com apresentação artísticas e culturais.

O evento religioso está sendo organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e Paróquia local.

A série de apresentações prossegue até o dia 2 de fevereiro, com celebrações religiosas e a participação de bandas católicas, artistas de rua, grupos folclóricos locais, incluindo guerreiro e pastoril, entre outros grupos folclóricos de Arapiraca.

A mais tradicional festa religiosa de Arapiraca será encerrada, no final da tarde do dia 2 de fevereiro, com a procissão de fiéis carregando a imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho. Como todos os ano acontece, cerca de 50 mil pessoas irão acompanhar o cortejo religioso em homenagem à padroeira da segunda maior cidade de Alagoas.