3 de fevereiro de 2016

Cavalgada da padroeira chega a Bom Conselho neste domingo (31)

Como ocorre há 14 anos, as festividades em celebração à padroeira de Arapiraca- Nossa Senhora do Bom Conselho, reservam para este domingo (31) o início do cortejo com mais de 200 cavaleiros e amazonas carregando a imagem da santa à cidade de Bom Conselho, no interior de Pernambuco.

padroeira (1)(3)

A prefeita Célia Rocha e o vice Yale Fernandes, além de vereadores e empresários de Arapiraca irão acompanhar o grupo, e depois participarem de celebração de missa na capela de Nossa Senhora do Bom Conselho.

A missa será celebrada pelo bispo de Penedo, Dom Valério Breda juntamente com sacerdotes da cidade pernambucana. Em seguida, a comitiva fará a viagem de retorno à cidade de Arapiraca.

De acordo com o presidente da Associação dos Criadores de Cavalos de Sela de Arapiraca (Acesa), médico Benedito Lourenço, este ano o cortejo contará com uma grande estrutura para oferecer segurança para os cavaleiros e amazonas, com uma logística que inclui paramédicos, carros-pipa, alimentação para os participantes da cavalgada e também para os animais.

O cortejo é um dos pontos altos da celebração da festa religiosa, que teve início no último dia 23 deste mês, com a celebração de missa e apresentações culturais no palco montado defronte da Concatedral de Arapiraca, no Largo Dom Fernando Gomes.

O grupo vai embarcar para Bom Conselho para trazer a réplica da imagem da santa, refazendo o caminho percorrido, em meados do século 19, mais precisamente no ano de 1864, pelo fundador de Arapiraca, Manoel André.

O grupo passará por várias cidades do Estado de Pernambuco e também de Alagoas. A cavalgada está sendo organizada pela Associação dos Criadores de Cavalo de Sela de Arapiraca (Acesa), com o apoio das Prefeituras de Arapiraca e Bom Conselho, Câmara de Vereadores e empresas do município.

A mais tradicional festa religiosa de Arapiraca será encerrada, no final da tarde de terça-feira (2), com a procissão de fiéis carregando a imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho pelas ruas da cidade.