22 de maio de 2014

Ministério da Saúde aprova associação para dependentes químicos

P { margin-bottom: 0.21cm; }A:link { }

A prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na última terça(20) e quarta (21), o seminário “Promovendo o Protagonismo do Dependente Químico e do Familiar no seu Contexto de Vida”.

O evento realizado no auditório da Uneal, foi direcionado aos dependentes químicos em tratamento, seus familiares e amigos, com o objetivo de orientá-los sobre a criação de uma associação, que teve o projeto aprovado pelo Ministério da Saúde.

As enfermeiras Claúdia Cristina Rolim e Neuziane de Oliveira, explicaram que o Ministério da Saúde abriu edital para aprovação de projetos que contemplassem o tratamento de usuários de alcool e drogas e doentes mentais. “Na época trabalhávamos no Caps AD que atendia em média cerca de 60 usuários/dia e vivenciávamos a fragilidades das famílias, a falta de conhecimento sobre direitos” afirmou Neuziane Oliveira .

A enfermeira Claúdia Cristina , disse que elaborou o projeto para a criação de uma associação que pudesse fortalecer a luta pelo combate as drogas “ O projeto foi realizado com o apoio dos dependentes químicos e dos profissionais de saúde do Caps AD. Tivemos também a parceria importante da Ufal, através de projetos de extensão, coordenado pelo professor do curso de enfermagem, Jarbas Ribeiro”, informou Claúdia Cristina.

O Ministério da Saúde aprovou o projeto e depositou na conta do Fundo Municipal da Saúde recursos para a estruturação da criação da Associação dos Dependentes Químicos, Familiares e Amigos de Arapiraca (ADQFAMA).

Durante o seminário foram discutidos temas como associativismo, direitos dos usuários de álcool e outras drogas, oficinas para confecção de estatuto da associação entre outros temas.

Representando o secretário muncipal de Saúde, a assistente social Cida Bento, disse que essa é uma iniciativa importante para os usuários em tratamento, pois com regularização da ADQFAMA, eles podem conquistar outros benefícios oriundos do MS.

A coordenadora do programa de Saúde Mental de Arapiraca, Cledja Almeida, informou que o Caps AD, está em funcionamento no município há dois anos e realiza a triagem e acolhimento de usuários de drogras. “ Após o acolhimento os usuários ficam internados durante o dia no Caps AD, realizando tratamento médico, participando de grupos terapêuticos,rodas de conversas entre outras atividades ” informou Cledja Almeida.

Ainda segundo a coordenadora, os casos mais graves são encaminhados para tratamento na rede hospitalar até que o paciente recupere o quadro de saúde e depois são encaminhados para o internamento em casas de recuperação.

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *