13 de agosto de 2013

Afrísio Acácio comemora aniversário em projeto da Prefeitura

Sessenta e quatro anos. Mesmo com essa idade, alcançada nesta segunda-feira (12), o mestre Afrísio Acácio do Acordeon mostra disposição em levar o melhor da nossa cultura aos arapiraquenses.

“Agradeço à nossa prefeita Célia Rocha [PTB] e ao vice Yale Fernandes [PMDB] por essa oportunidade a mim oferecida de, todas as segundas-feiras, comandar o projeto ‘Cultura na Praça’ com vários amigos poetas e sanfoneiros, levando nossa arte para quem por aqui passa”, diz.

O projeto, com efeito, é uma realização da Prefeitura de Arapiraca e tem como meta alçar a cultura nordestina para onde deve estar: perto do povo.

O evento semanal, que acontece na Praça Luiz Pereira Lima, antiga “Praça da Prefeitura”, no bairro do Centro, atrai curiosos e adeptos da boa música das regiões agrestinas e sertanejas que vêm à cidade para a Feira Livre.

“O Afrísio tem nosso reconhecimento pelo belo trabalho que tem desenvolvido ao longo de sua carreira, não apenas no ‘Cultura na Praça’, apoiando os artistas de maneira geral, estimulando, incentivando, orientando e divulgando a cultura em todos os seus segmentos”, elogia o músico Domingos da Fonseca, da banda Jabá Boys.

O “poeta vaqueiro”, como gosta de ser chamado, fez idade nova rodeado de amigos repentistas, emboladores, declamadores, sanfoneiros e violeiros, além de sua esposa Alcina Barbosa. Para a praça, ele levou os seus 12 acordeons.

“Amo essa cidade, apesar de não ter nascido aqui. Arapiraca é polo, é referência em tudo. E tenho orgulho de estar nesse meio com tamanha efervescência cultural e econômica”, pontua ele, que é natural de Campo Grande.

Afrísio Acácio será homenageado durante este mês pela Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), como mestre da cultura popular. Outras 31 personalidades também serão agraciadas e exposições sobre a vida e obra deles, feitas no Museu Zezito Guedes e Memorial da Mulher Ceci Cunha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *