3 de julho de 2013

Conselho Antidrogas aumenta número de integrantes durante sessão

Durante a manhã desta quarta-feira (3), o pleno da Câmara Municipal de Arapiraca foi tomado por integrantes do Conselho Municipal Antidrogas (Comad), criada em 2011. Apesar de certo tempo, nunca antes havia acontecido uma reunião pública.

“Esta foi nossa primeira e serviu para delimitarmos o número de novos membros que agora integrarão esta comissão”, diz a tenente Lisandra, conselheira e representante do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM).

Assistindo à reunião, havia entidades de apoio a dependentes químicos, servidores das secretarias Municipais de Limpeza e Iluminação Pública (Selip), de Esportes e Lazer (Smel) e de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Territorial, a secretária Municipal de Indústria, Comércio e Serviços (Semics), Myrka Lúcio, e estudantes do curso de Serviço Social da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Nesta primeira reunião ordinária pública, foi aumentado o número de integrantes de 12 para 18 que vão compor a Comad, acrescendo o convite às instituições Narcóticos Anônimos (NA), Amor Exigente, comunidades terapêuticas, Polícia Civil de Alagoas (PC/AL), Ministério Público Estadual (MPE) e poder judiciário.

Os conselheiros tenente Lisandra de Almeida, do 3º BPM; Cledja Rocha, da Secretaria Municipal de Saúde; João Evaristo de Oliveira, do Alcoólicos Anônimos (AA); Lívia Lopes, da Secretaria Municipal de Educação; Rosematy Vital, do Lar São Domingos; Estela Araújo, da Escola de Pais; vereador Ronaldy Rios (PT); Gilvanete Lúcio, do Centro Social de Ação Comunitária de Arapiraca (Cesaca); vereadora Aurélia Fernandes (PMDB); Milliam Nascimento, do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) da Secretaria Municipal de Assistência Social; José Matias Irmão, do Fórum de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável (FDLIS) de Arapiraca; e Antônio Ferreira, do AA, comemoram a aprovação desta nova composição do conselho.

“É um processo de amadurecimento o que estamos vivenciando. Desta forma, poderemos melhor orientar os nossos jovens para que não entrem em contato com a droga”, diz o presidente da Comad, José Matias Irmão.

Segundo a secretária Myrka Lúcio, da Semics, que participou da reunião aberta à sociedade, é preciso discutir com a sociedade vários itens para que se previna a droga da vida dos arapiraquenses.

Para isso, a comissão deve focar seus esforços este ano no âmbito educacional para uma efetiva prevenção. Desta feita, em breve, os membros devem visitar todas as comunidades terapêuticas da cidade.

Na manhã desta quinta-feira (4), haverá reunião do Comitê de Enfrentamento ao Crack, na Escola de Governo, no bairro de Santa Edwiges, a partir das 8h30.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *