16 de junho de 2013

“Um dia iluminado”, afirma Célia ao inaugurar nova subestação

A inauguração da nova Subestação Arapiraca III, da Eletrobras Chesf, nesse domingo (16), se transformou em um dos mais concorridos encontros de políticos de Alagoas, no Distrito Industrial de Arapiraca.

Com a operação, a subestação que teve um investimento de R$ 52 milhões passa a funcionar com um transformador trifásico 230/69 kv e 100 MVA, beneficiando quase 700 mil pessoas de 13 municípios do Agreste e Sertão alagoanos, reforçando o suprimento de energia nessas regiões.

A prefeita Célia Rocha (PTB-AL), o governador de Alagoas Teotônio Vilela Filho (PSDB-AL), o ministro Edson Lobão (PMDB-MA), o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), o senador Fernando Collor de Melo (PTB-AL) e o diretor-presidente da Chesf João Bosco de Almeida acionaram a botoeira da subestação, iniciando um novo ciclo de desenvolvimento regional a partir de Arapiraca.

“Hoje é um dia iluminado”, disse entusiasmada a prefeita Célia Rocha durante seu discurso, ressaltando que a Subestação Arapiraca III vai alavancar a economia da cidade e dos demais municípios beneficiados com a distribuição de energia elétrica.

Célia Rocha destacou que o município de Arapiraca tem uma das economias mais próspera do país e como segunda maior cidade de Alagoas foi destaque nacional pela revista Exame que apontou o município como o sétimo do Brasil em poder de consumo.

“Arapiraca teve uma taxa de crescimento econômico de 8,5%, segundo o IBGE, maior que a média nacional que foi de 7,5% e estamos com o setor industrial pujante e até 2020 com a garantia dessa energia iremos crescer ainda mais. Hoje é um dia iluminado”, exaltou a prefeita.

Na ocasião, a prefeita entregou dois presentes ao ministro Edison Lobão. O primeiro foi um quadro com o escudo do ASA e o outro foi uma garrafa de uma cachaça orgânica produzida em Arapiraca.

Além da prefeita Célia Rocha (PTB-AL) e do vice-prefeito de Arapiraca, Yale Fernandes (PMDB-AL), o evento reuniu o ministro de Minas e Energia, Edson Lobão (PMDB-MA), e os maiores caciques políticos do estado como o governador Teotônio Vilela Filho (PSDB-AL), o presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), os senadores Fernando Collor de Melo (PTB-AL) e Benedito de Lira (PP-AL).

Também participaram da inauguração o deputado federal Paulo Fernandes dos Santos, o Paulão (PT-AL), que representou a bancada federal de Alagoas, o deputado estadual Ricardo Nezinho (PT do B-AL), a presidente da Câmara Municipal de Arapiraca, vereadora Gilvânia Barros (PMDB-AL), o ex-prefeito Luciano Barbosa (PMDB-AL), entre secretários de estado e municipais, como ainda prefeitos de municípios beneficiados com a subestação.

O governador Teotônio Vilela destacou em seu discurso que os investimentos federais estão chegando cada vez mais em Alagoas e Arapiraca com a nova subestação irá atrair ainda mais indústrias e empresas.

“Setores que precisam de energia e obras importantes como a Adutora do Agreste, que duplicará o abastecimento de água para a região, assim como o Canal do Sertão, a mineradora Vale Verde, entre outros investimentos”, apontou o governador.

O ministro Edson Lobão anunciou, em seu pronunciamento, a obra de distribuição de energia que liga as cidades de Jardim, em Sergipe, Penedo e Arapiraca, em Alagoas, consolidando a energia no estado alagoano.

“Com a inauguração dessa nova subestação e a conclusão dessa obra de Sergipe a Alagoas os investimentos chegam a quase R$ 70 milhões, beneficiando mais de 500 mil pessoas em alagoas”, frisou Lobão.

Já o presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros afirmou que Alagoas precisa manter o calendário de investimentos do governo federal.

“Esta subestação resolverá, de imediato, o suprimento de energia até 2020, atraindo mais indústrias e aumentando a oferta de emprego na região”, destacou o senador.

Collor de Melo elogiou o entusiasmo da prefeita Célia Rocha e os investimentos garantidos para Arapiraca e região. “A prefeita é uma guerreira e tem nos motivado a trazer esses investimentos para o Agreste alagoano beneficiando 13 cidades com essa nova subestação”, disse o senador.

Desenvolvimento e geração de emprego

A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) finalizou a primeira etapa da subestação Arapiraca III, que atenderá uma área de 351 km2 e população estimada em 534 mil habitantes de 13 municípios alagoanos.

Durante a obra foram gerados cerca de mil empregos. A Subestação Arapiraca III fica às margens da Rodovia AL-110 e sua potência foi ampliada de 80 MVA para 100 MVA com transmissor trifásico 230/69 kv – 100 MVA, garantindo o fornecimento de energia elétrica pelos próximos 20 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *