19 de agosto de 2010

Prefeitura lança sistema de escrituração fiscal eletrônica

A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Finanças, dá mais um passo importante na modernização dos serviços públicos.

Foi lançado, na noite desta quarta-feira (18), o sistema eletrônico de escrituração fiscal. O sistema Gissonline substitui o procedimento de declaração de tributos.

A implantação da nova ferramenta de gestão fiscal está a cargo da empresa paulista Eicon Controles Inteligentes, que desenvolve soluções em softwares para órgãos públicos e privados em mais de 90 municípios brasileiros.

A solenidade de lançamento ocorreu na Escola Municipal de Governo e contou com a presença do prefeito Luciano Barbosa (PMDB); do secretário de Finanças, Erik Bispo; da representante da empresa Eicon Controles Inteligentes, a PhD em Direito Tributário, Rosimar Borges; do consultor Rodrigo Melati; do coordenador do Grupo de Tecnologia da Informação (GTInfo) da Prefeitura de Arapiraca, Lucas Leão, além do presidente da Associação dos Contabilistas de Arapiraca, Jordão Vieira Júnior, e de contadores do município.

Operacional

O Gissonline é uma ferramenta operacional que visa facilitar os processos de lançamento de notas fiscais, além de coibir a concorrência desleal de sonegadores de impostos e de melhorar a arrecadação do município, aumentando o volume de recursos a serem aplicados nos setores de saúde, educação, saneamento básico e segurança do município.

Durante a solenidade, o secretário de Finanças, Erik Bispo, destacou a importância da nova ferramenta tecnológica para facilitar a comunicação entre contribuintes, empresas e o poder público. “O sistema online possibilitará um dinamismo maior na escrituração fiscal, onde as empresas e contribuintes poderão acompanhar o que está sendo cobrado em tributos de forma ainda mais clara e transparente com grau de satisfação para todos”, afirmou.

Garantia

O prefeito Luciano Barbosa parabenizou a iniciativa, lembrando que o município vem realizando uma série de obras estruturantes com aplicação de recursos próprios e, também, por meio da garantia de contrapartidas financeiras.

“Tudo isso tem um custo alto e depende da captação de receitas. Esse novo sistema vai permitir que o contribuinte faça a sua parte e o poder público mostre de que forma estão sendo canalizados os recursos”, observou o prefeito.


Por sua vez, a representante da empresa Eicon, Rosimar Borges, fez uma apresentação acerca do funcionamento do novo sistema de escrituração fiscal eletrônica.

A consultora disse que os fiscais de tributos foram treinados para manusear a nova ferramenta. “O sistema operacional é ágil, de fácil manuseio e muito seguro, permitindo ampla interação entre contribuintes, empresas e prefeitura, com a oferta de canais de comunicação, livro eletrônico, área exclusiva para contadores, entre outros serviços”, explicou.

Rosimar Borges esclareceu que a implantação da nova ferramenta ainda inclui capacitação para os contabilistas, que terão a oportunidade de participar de treinamento no dia 1º de setembro, para que seja efetivado o novo sistema de gestão fiscal no município.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *