19 de janeiro de 2010

Luciano Barbosa se reúne com técnicos agrícolas de PE

Uma comitiva formada por secretários e técnicos agrícolas dos municípios pernambucanos de Garanhuns, Águas Belas e Bom Conselho estiveram nesta terça-feira, em Arapiraca, para conhecer de perto as ações do programa de Compra Direta da Agricultura Familiar (CDLAF), executado pela Prefeitura de Arapiraca, em parceria com o governo federal e Conab.

A programação começou no inicio da manhã, quando a comitiva visitou a comunidade de Taboquinha, onde um grupo de mulheres produz bolos e broas a partir da fécula de mandioca. O secretário Municipal de Agricultura, Manoel Henrique, acompanhou a comitiva.

 

Durante o encontro, os produtores e produtoras rurais de Arapiraca puderam explicar de que forma o CDLAF mudou suas vidas, assim como expor seus produtos através de uma grande degustação feita na sede da Associação dos Moradores.

A extensionista rural da secretaria de Agricultura de Arapiraca, Valdenice dos Santos, contou que o programa vem ajudando as famílias que vivem apenas da agricultura a aprender as técnicas de venda e comercialização de seus produtos. “Elas passaram por capacitação para tratar de vendas em geral. Querendo produzir mais, darão perspectivas melhores”, completou.

Reunião

No período da tarde, a comitiva participou de uma reunião com o prefeito Luciano Barbosa (PMDB), no Centro Administrativo Antonio Rocha. Na ocasião, o delegado substituto do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) de Pernambuco, João Rafael, agradeceu a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido em Arapiraca. O vereador Tarcizo Freire (PMDB) participou do encontro.

“Agradecemos a experiência que estamos colhendo aqui, com a forma de implantação de políticas públicas na agricultura. Em Arapiraca, a agricultura familiar está sendo assistida de forma correta e exemplar. Vivenciamos aqui um momento muito importante. Estou muito feliz”, comentou o delegado.

 

Já o prefeito Luciano Barbosa disse que a troca de idéias entre municípios é muito importante para o aprendizado dos gestores e técnicos. Ele explicou que a economia agrícola está baseada em minifúndios e que parcerias da prefeitura ajudam os trabalhadores a comercializar seus produtos.

“O PAA, o CDLAF, a merenda escolar e o restaurante popular utilizam a agricultura familiar. Temos um convênio onde os trabalhadores podem vender os produtos por um preço justo. É um mercado ativo e que estimula a produção. A parceria entre as secretarias de Agricultura e Educação proporciona a venda dos produtos dessas famílias”, contou.

Lula

Barbosa também destacou o empenho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva por trabalhar em prol dos agricultores e das políticas públicas sociais. “O presidente Lula deu condição para que os agricultores possam trabalhar mais. Foi uma forte intervenção das políticas públicas. Estimulou e muito a adesão de comercio nos minifúndios”, afirmou.

Apoio ao Homem do Campo

Na oportunidade, Luciano Barbosa ainda informou que está sendo planejado um novo programa de apoio ao homem do campo. Segundo o prefeito, existem povoados que são muito grandes, chegando a ser maiores que municípios alagoanos, e que com o programa passariam a ter infraestrutura através de construção de praças, calçamento, barragens, entre outras ações.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *