28 de dezembro de 2009

Saúde acompanha portadores de hipertensão e diabetes

A Prefeitura de Arapiraca, por intermédio da Secretaria de Saúde, está acompanhando os casos de pessoas portadoras de hipertensão arterial e diabetes no município.

O trabalho é realizado pela Área Técnica de Promoção à Saúde e pela Núcleo das Doenças e Agravos Não-Transmissíveis, que tem à frente a enfermeira Micheline Negrão.

Para tanto, foi implantado o cadastramento de pacientes, por meio do SIS-HIPERDIA (Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos.

Micheline Negrão explicou que foram feitas várias capacitações nas unidades de saúde, incluindo a visita dos profissionais nas comunidades. Ela adiantou que o trabalho já resultou no atendimento a cerca de quatro mil pessoas portadoras de hipertensão e diabetes no município de Arapiraca.

"Esse cadastramento é muito importante porque garante a medicação e acompanhamento dos diagnosticados pelas equipes do Programa de Saúde da Família", revelou a especialista, frisando que a hipertensão é responsável pela maior parte dos internamentos nas unidades de saúde.

Micheline Negrão disse, ainda, que as ações educativas são fundamentais para o esclarecimento da população acerca da importância dos hábitos saudáveis de vida, incluindo alimentação adequada e exercícios, e evitar o fumo e o álcool, como medidas para a prevenção do diabetes e da hipertensão.