16 de novembro de 2009

Banco de Leite de Arapiraca promove encontro de doadoras

Como parte das comemorações do primeiro ano de atividades, a direção do Banco de Leite Humano de Arapiraca promoverá, na tarde desta terça-feira (17), um encontro com a doadoras de leite do município.

A reunião está marcada para as 14 horas, na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, a Igreja dos Mórmons, localizada na Rua Pedro Nunes de Albuquerque, no bairro Capiatã..

Dotado de moderna estrutura e pessoal qualificado, o Banco de Leite Humano também está promovendo e melhorando a qualidade no atendimento a dezenas de mulheres com dificuldades no aleitamento de seus filhos.

A diretora da unidade, enfermeira Patrícia Rolim, revela que o estabelecimento é um serviço especializado em aleitamento materno, vinculado a hospital de atenção materna infantil, sendo responsável pela coleta da produção láctica de mulheres em fase de amamentação, como também de seleção, classificação, processamento, controle de qualidade e distribuição do alimento.

Ela adiantou que o banco é mantido pela prefeitura e funciona com o apoio do Ministério da Saúde e do governo do Estado. No local é proibida a comercialização dos produtos distribuídos no Banco de Leite. “Uma das mais importantes missões do estabelecimento é a de contribuir para a redução da mortalidade infantil e, também, manter controle de qualidade e a distribuição de leite humano ordenhado e pasteurizado”, explicou a diretora.

Patrícia Rolim esclareceu que a equipe ainda orienta, por telefone, as clientes com dúvidas nas questões relacionadas com amamentação.

“Além disso, fazemos o acompanhamento da evolução e do desenvolvimento de filhos de doadoras, durante o período em que as mesmas permanecerem repassando seu leite excedente”, acrescentou a diretora.

Como pré-requisito para ser doadora de leite, a nutriz tem de estar saudável e apresente secreção lática em excesso, comprometendo-se a doar o excedente por livre e espontânea vontade.

Outra recomendação é de que poderão ser doadoras as nutrizes que estão temporariamente impedidas de amamentar seus filhos, diretamente no peito, por razões ligadas ao estado de saúde do seu filho ou outros fatores, mas que necessitam ordenhar leite humano para estimulação da produção ou para consumo exclusivo de seus filhos.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *