11 de setembro de 2009

Acessibilidade é discutida com empresários na CDL

 Como parte da programação da Semana da Acessibilidade foi realizada ontem,10,  na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas ,  em Arapiraca, uma palestra de sensibilização sobre as Leis e procedimentos que tratam do tema. Participaram do evento a Secretária de Desenvolvimento Urbano, Caroline Albuquerque, o presidente da Associação dos Deficientes, Adriano Targino,  o vereador, Daniel Rocha e o Diretor do Centro de Medicina Física e Reabilitação de Arapiraca, além de diretores da Câmara de Dirigentes Lojistas e representantes do comércio.

Durante o encontro foram abordadas a Lei Federal e as regras estabelecidas pela  Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABNT e que tratam da acessibilidade. Na oportunidade foram apresentadas cenas do cotidiano do comércio local, registradas em fotos, e que demonstram os erros cometidos por estabelecimentos comerciais,  bancários, residências e até mesmo órgãos municipais no que se refere às garantias de acesso aos portadores de necessidades especiais.

Ma seqüência foram debatidas alternativas de adaptação e de sensibilização de comerciantes para a adequação às Leis que tratam do tema. " A legislação existe e precisa ser cumprida. Mas se trata muito mais de uma conscientização da população sobre o direito de acesso que é de todos", comentou a Secretária Caroline Albuquerque.

Para a Presidente da CDL, empresária Vera Lúcia é pertinente que o comércio participe e se integre a causa- tendo em vista se tratar de um direito adquirido e que visa transformar Arapiraca numa cidade acessível . “ O comércio precisa de adaptar- até porque eles merecem a mesma atenção dispensada aos demais clientes e transeuntes. Eles também são clientes- e excelentes aliás”, comentou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *