2 de abril de 2009

Luciano defende Pacto Federativo para salvar municípios

 

 Como parte da mobilização dos 102 gestores públicos alagoanos, o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa (PMDB), disse que a salvação dos municípios depende de um pacto federativo.

A afirmação foi feita na manhã desta quinta-feira (2), no auditório do Fórum da Comarca de Arapiraca, durante entrevista coletiva à imprensa local. "O governo federal tem de estar aberto para que os gestores municipais possam rediscutir o pacto federativo, com o aumento da distribuição de recursos", observou.

Luciano Barbosa defendeu a elevação dos atuais 23,5% repassados aos municípios em relação ao IPI e ao Imposto de Renda. O prefeito também revelou que os gestores municipais pretendem seguir viagem a Brasília, na próxima terça-feira, para agendar um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"Pretendemos sensibilizar o governo federal a estipular uma alíquota sobre a Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e da

Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) da empresas, como forma de os municípios poderem compensar as perdas financeiras registradas com a queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM)", explicou Luciano Barbosa, que é presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).

Após a entrevista coletiva, o prefeito Luciano Barbosa proferiu palestra acerca da importância dos serviços públicos para a melhoria da qualidade de vida da população. O evento contou com a presença do prefeito de Junqueiro, Fernando Pereira, além de secretários de governo de Arapiraca, servidores públicos e do vereador Doje do Queijo, entre outros representantes da sociedade arapiraquense.

 

Mobilização

A mobilização em Arapiraca não paralisou os serviços essenciais, a exemplo dos trabalhos de limpeza e iluminação pública, fiscalização de trânsito e atendimentos emergenciais nas unidades de saúde. Também foi realizado um ato público na Praça Deputado Marques da Silva e palestras educativas nas unidades de saúde nos bairros Santa Edwiges, Cacimbas e Baixa Grande.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *