13 de abril de 2009

Arapiraca é destaque em evento científico

A diretora do Centro de Referência e Saúde do Trabalhador (Cerest), Sandra Márcia Lima, e a coordenadora do Departamento de Epidemiologia, Ana Lúcia Alves, participaram, entre os dias 2 e 3 deste mês, em Brasília, da terceira edição do Enconto Científico do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EPISUS).

Durante o encontro ocorreu a solenidade de formatura de técnicos e especialistas do Ministério da Saúde. As duas representantes de Arapiraca foram homenageadas pelo trabalho de apoio à pesquisa, desenvolvida pelo Ministério da Saúde, acerca da descoberta da doença da folha verde nas plantações de fumo.

O EPISUS foi instituído no ano de 2000, visando contribuir com o fortalecimento do Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica ao capacitar profissionais de saúde para realizar investigações de surtos e eventos inusitados, implementar os sistemas de vigilância e desenvolver estudos epidemiológicos. Em nove anos, o público-alvo do EPISUS foi ampliado incluindo profissionais das diversas áreas de formação em saúde.

 

Fórum

A experiência bem-sucedida do EPISUS reflete-se na realização do seu III Encontro Científico, que teve como objetivo realizar fórum para comunicação dos resultados de trabalhos, promovendo a troca de experiências enriquecedoras.

As alunas da 6ª turma do EPISUS, Patrícia Vasconcelos e Camila Sihler, desenvolveram pesquisa nos meses de agosto e setembro de 2007, nas Unidades de Saúde do SUS/Arapiraca, e na Unidade de Emergência Dr. Daniel Houly, fato motivador da implantação do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia, bem como nos municípios circunvizinhos, cuja economia gira em torno da cultura fumageira.

Na pesquisa, foi observado o comportamento das intoxicações agudas, verificadas na época de colheita do fumo. Ao final da pesquisa, com os resultados laboratoriais ficou constatada a “Doença da Folha Verde do Tabaco”, se constituindo, portanto, numa doença ocupacional, com desdobramentos ainda imprevisíveis, mas que merecem a adoção de estratégias imediatas junto a produtores e trabalhadores rurais.

Com o encerramento do curso para alunos da 6ª turma, o município de Arapiraca, através das técnicas Ana Lúcia Alves Lima, da Vigilância Epidemiológica e Sandra Márcia Costa Pereira Lima, recebeu o convite para participar do III Encontro Científico do EPISUS, onde foram apresentados os resultados dos projetos de longo prazo dos graduandos da 6ª turma, a avaliação de sistemas de vigilância de saúde pública, por área técnica, pelos alunos da 7ª turma, e o resultado de um estudo de campo realizado durante curso intensivo no mês de março deste ano, por alunos recém-ingressados na 8ª turma do EPISUS.

De acordo com a coordenação do EPISUS, ainda neste ano de 2009 o município de Arapiraca receberá a visita de aluno da 8ª turma para medir o impacto das ações desenvolvidas, após a descoberta da “doença da folha verde”, conhecer as medidas adotadas, e propor novas estratégias de ação.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *